Com um enorme desafio pela frente, o de levar o PSD brasiliense às novas dimensões do partido, o ex-senador Paulo Octávio garantiu seu apoio às candidaturas do deputado federal Antônio Brito para a Presidência da Câmara e do governador do Paraná, Ratinho Júnior, para a Presidência da República em 2026.
O anúncio foi feito na reunião mensal da executiva regional do partido, no Kubitschek Plaza Hotel. Segundo Paulo Octávio, que preside o PSD-DF, é importante para o partido ter candidato próprio ao governo federal e nos estados em 2026.
“Hoje, não temos compromisso com nenhum candidato e essa decisão ainda vai demorar. Mas eu defendo duas candidaturas: a do governador do Paraná, Ratinho Júnior, para a Presidência da República em 2026 e a do deputado federal Antônio Brito para a Presidência da Câmara. São dois homens preparados para os dois cargos”, disse.
Espectro político da legenda
Ele também foi cirúrgico ao defender o espectro político do PSD. “O Brasil não é de extrema-direita nem de extrema-esquerda. O Brasil é de centro, que é o campo político do PSD”, definiu, afirmando ainda que o País precisa ter mais projetos, objetivos e metas.
Só para lembrar, ao criar o novo PSD, o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, avisou que o partido não seria “nem de esquerda, nem de direita”. Fazia parte de sua estratégia, que era a de recolher apoio de seus aliados – e eleitores – do PFL e do PSDB para aplainar as relações com a presidência da República, então nas mãos de Lula.
Um adesismo disfarçado. Para isso escolheu a sigla do PSD, maior partido brasileiro entre os anos 40 e 60, quando os militares dissolveram toda a estrutura. Só para lembrar, o PSD chegou à presidência com Dutra e com Juscelino Kubitschek, avô de Ana Christina, mulher de Paulo Octávio.
Projeções para o futuro
A reunião teve a participação do ex-deputado federal Luiz Pitiman, que foi do PSDB e do Posemos. Ele afirmou que o presidente nacional, Gilberto Kassab, e as lideranças estaduais do PSD conseguiram a façanha de transformar a legenda no maior partido do Brasil nas eleições municipais. Hoje é o partido com mais prefeito do País.
A propósito, também é o que tem mais senadores e 45 deputados, quinta maior bancada “Isso dá uma expectativa muito grande para 2026. A base está pronta”, afirmou Paulo Octávio.
Com Pitiman, ele previu o crescimento do partido na capital, com a eleição de um ou dois deputados federais e até quatro distritais na próxima eleição no DF, além de participação na chapa majoritária.