Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Paula Belmonte mais perto do tucanato

Recentemente, ela esteve na reunião do diretório nacional, que marcou justamente a eleição do deputado federal Aécio Neves como novo presidente nacional dos tucanos

Eduardo Brito

01/12/2025 18h57

whatsapp image 2025 12 01 at 18.44.44 (1)

Paula Belmonte e Aécio trocam juras de amor Crédito DIVULGAÇÃO

Está cada mais clara a convergência entre a distrital Paula Belmonte e o PSDB. Os sinais são públicos e os discursos da parlamentar e dos tucanos estão cada vez mais afinados, principalmente na defesa de um posicionamento moderado como alternativa à polarização no Distrito Federal. Paula, que segue em busca de uma legenda para disputar o Governo do DF em 2026, tem repetido que o centro político voltou a ser espaço de soluções e não de omissão.

A fala ecoa diretamente o movimento recente do PSDB, que tenta reconstruir sua identidade nacional apostando justamente no equilíbrio e no diálogo. Recentemente, ela esteve na reunião do diretório nacional, que marcou justamente a eleição do deputado federal Aécio Neves como novo presidente nacional dos tucanos. Posou para imagens com Aécio e fez uma confraternização geral com a turma toda, inclusive para os raros tucanos brasilienses que apareceram por lá.

Fogo aberto contra o Planalto

Ajuda bastante o PSDB, em especial o brasiliense, o fogo cerrado que o recém empossado Aécio Neves abriu contra o Planalto. O PSDB vai ingressar com uma ação na Justiça Federal após o pronunciamento do presidente Lula em rede nacional sobre o Imposto de Renda, realizado na noite deste domingo, 30. O conteúdo veiculado em cadeia obrigatória de rádio e televisão ultrapassou o caráter institucional e foi utilizado como instrumento de promoção política antecipada, como palanque político na opinião dos tucanos. Em nenhum momento Lula falou como chefe de Estado ou de governo. Falou como candidato à reeleição. Não foi uma fala institucional, mas uma peça publicitária de pré-campanha.

O partido também solicitará à Justiça que o governo seja obrigado a ressarcir os gastos relativos à transmissão por desvio de finalidade. Houve evidente uso da estrutura pública com finalidade política. Foi um programa eleitoral gratuito. Aí gera um problema para a democracia: a vantagem de quem está no poder. Ele não fez só o anúncio do Imposto de Renda, mas falou dos privilégios da elite. Defender a democracia é fácil. Exercer de fato a democracia é uma tarefa muito difícil para o PT quando está governando. O PSDB aproveitou a chance para reafirmar seu compromisso com a legalidade e com a defesa de práticas republicanas que respeitem a democracia brasileira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado