Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Os desafios de novas tecnologias chegam ao Buriti

Crises por vazamento de dados de usuários já atingiram e atingem governos no mundo todo, mas avanço tecnológico pode alavancar o governo pela modernidade

Lindauro Gomes

28/06/2019 6h00

O anúncio de que a ferramenta 5G seria lançada no Biotic, feito no palácio do Buriti, foi festejado pelo governador Ibaneis Rocha, na presença de empresários, advogados e parlamentares presentes. Contudo, uma coisa ficou pendente. Quando questionados sobre o que estaria sendo feito para garantir a proteção dos dados dos usuários, o assunto era desconversado pelos representantes do governo.

Segurança em jogo

Como o 5G está diretamente ligado à internet das coisas (integração digital em objetos, como geladeiras e outras máquinas), possui um nível de intrusão na vida cotidiana considerado alto. Crises por vazamento de dados de usuários já atingiram e atingem governos no mundo todo. É entendido por muitos que o avanço tecnológico pode alavancar o governo pela modernidade trazida. Desde que haja a devida preocupação com a segurança de cada cidadão.

Previsão gorda

Em meio ao tumulto e às dezenas de emendas apresentadas para a votação da LDO pelo Legislativo local, a Polícia Civil emplacou no texto a possibilidade do acréscimo de R$ 40 milhões ao orçamento da entidade. A previsão está limitada às despesas com pessoal, já que foi incluída no anexo 4 da Lei. Por enquanto, é apenas uma ‘expectativa’ de gasto, mas sem a inclusão não seria possível pressionar pela contratação dos 2500 servidores almejados junto ao Buriti. Agora, a pressão foi direcionada ao Executivo local.

Educação e emprego

A decisão da Secretaria de Educação de comprar uniforme escolar para mais de 450 mil alunos da rede pública animou o setor de confecção representado pelo Sindiveste, que acredita na geração de milhares de empregos. A pressão agora acontece para que a licitação milionária seja descentralizada de um único lote. Trabalho da deputada Jaqueline Silva (PTB) procura valorizar as confecções locais para levar emprego às diferentes regiões administrativas. Seja qual for a opção do Buriti, a distribuição do uniforme se coloca como uma política social importante.


Egos de Ícaro

Como já relatado por esta coluna, o ciúme e a inveja só tem aumentado e percorrido os corredores do Buriti. Parte do secretariado do governo está servido de ego e as consequências podem ser danosas. Assim, controlar os ânimos pode não ser uma tarefa fácil, dada ao novo integrante do palácio, o empresário José Humberto Pires. À frente da secretaria de Governo, o gestor terá de impedir a sina de Ícaro, que despencou dos ares.


Abafo antes do recesso

O dia da LDO foi aproveitado para tentar uma conciliação da CLDF com o deputado Agaciel Maia (PL/foto). Depois de apaziguados os ânimos do dia anterior, a Mesa Diretora resolveu aprovar, em segundo turno, um outro projeto do distrital. Com a decisão proferida, o programa “Cidade Amiga do Idoso” arrancou sorrisos do experiente parlamentar. Presidente Rafael Prudente que o diga: “(Ele) tem crédito conosco”, declarou ao colocar o PL 260/19 em pauta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado