O grupo de política feminina Quero Você Eleita está liderando uma articulação para a preservação do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros.
A professora Nislene, candidata à prefeita de Alto Paraíso, e o candidato Vilmar Kalunga, candidato a reeleição de Cavalcante-GO, lançaram ontem a sua adesão ao Pacto pela preservação da Chapada dos Veadeiros e do Cerrado, propondo a criação de um consórcio intermunicipal focado no combate ao desmatamento e às queimadas na região.
Quem também é candidato ou candidata e quiser fazer parte deste pacto com novas propostas, entre em contato conosco! A ideia é avançar juntos na proteção do Cerrado, a caixa d’água do Brasil.
Por falar em cerrado, o senador brasiliense Izalci Lucas lembrou que 11 de setembro é Dia do Cerrado, uma data que alerta para a preservação desse tão importante bioma, lar de importantes espécimes de nossa fauna e flora e de um povo alegre e trabalhador.
“Lamentávelmente, neste ano, enfrentamos um aumento de focos de incêndio em nosso bioma, que já ultrapassou a Amazônia, com registro de 2.489 focos só nesta semana. E assim o nosso Cerrado, o nosso Pantanal, a nossa Amazônia concentram quase 80% das áreas afetadas pelo fogo em nossa América do Sul”.
No entanto, acrescentou, “este Governo que aí está não é só incompetente, é malvado. Pois o que vemos hoje é justamente o contrário do que sempre disseram. Eles não fazem e não fizeram, porque não lhes interessa fazer nada, a não ser se locupletar com nossas riquezas e do patrimônio de nossa nação. Para isso, fazem os puxadinhos, desviam os recursos para os amigos. Agora mais uma estatal é criada. E chegamos a ultrapassar aí o Ali Babá. Tudo isso, com a desculpa esfarrapada de fazer o que não farão. O Presidente anunciou o novo puxadinho, que se chama Autoridade Climática, para monitorar e cumprir as metas ambientais do Governo. É lindo e pomposo o nome, mas será mais uma autarquia de burocratas e amigos. Cadê o Ministério do Meio Ambiente? Cadê o Conama, o Sisnama, o Ibama, o ICMBio? Sem falar nos órgãos estaduais. Conversa fiada. “O que nos falta, senhoras e senhores, não é mais um órgão, que nada fará, porque o objetivo não é o da preservação, não é o da prevenção, do trabalho, da competência”
Hoje, completou Izalci, é um dia especial, Dia Nacional do Cerrado, este que é o segundo maior bioma brasileiro, que cobre um quarto de todo o território nacional. Nele vivem mais de 800 espécies de aves, quase 200 espécies de mamíferos, 19 delas são únicas do bioma. Ainda, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis. Tudo ardendo entre chamas.