Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

O peso de Patos de Minas

Enquanto o presidente Lula busca um substituto para o senador Rodrigo Pacheco na disputa pelo governo de Minas e o vice-governador do estado, Mateus Simões, tenta ampliar a aliança em torno de sua candidatura à sucessão de Romeu Zema

Eduardo Brito

02/12/2025 18h44

Divulgação

Historicamente, um dos grandes grupos povoadores do atual Distrito Federal vinha de município brasileiro relativamente próximo, Patos de Minas. Havia até, na gíria brasiliense, os “patenses” e os “paturebas”, imagens que subsistem.

Hoje, ganham nova força. Enquanto o presidente Lula busca um substituto para o senador Rodrigo Pacheco na disputa pelo governo de Minas e o vice-governador do estado, Mateus Simões, tenta ampliar a aliança em torno de sua candidatura à sucessão de Romeu Zema, desde que se filiou ao PSD, lideranças do interior mineiro iniciaram uma mobilização para viabilizar um nome que os represente na eleição estadual.

O presidente da Associação Mineira dos Municípios e prefeito reeleito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, hoje sem partido, é o nome preferido para encarnar essa missão. Com o apoio crescente de prefeitos e vereadores das macrorregiões do estado, Falcão destaca-se pelo bom trânsito tanto com as forças de direita e esquerda do estado, tanto que conseguiu ampliar as filiações das prefeituras à AMM, que tem hoje a adesão de quase 100% dos municípios mineiros.

As articulações em torno de uma possível candidatura de Falcão tiveram início em setembro, quando o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, sugeriu seu nome para compor a chapa de seu irmão, o senador Cleitinho (Republicanos), ao governo mineiro em setembro passado. Ao que se diz, Cleitinho, se concorrer, é imbatível. Pode valer para o irmão.

Foi o estopim para que outras lideranças começassem a defender abertamente o nome de Falcão para a disputa estadual, o que tem se repetido em quase todos os eventos que o prefeito de Patos tem participado.

Na presença do coordenador da bancada mineira na Câmara, Igor Timo (PSD-MG), e do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), durante a Primeira Marcha dos Vereadores de Minas à Brasília, em outubro, Falcão foi surpreendido pelo presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues da Silva, que lançou seu nome ao governo de Minas Gerais, sob os aplausos do público presente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado