Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Não compensa mais

Arquivo Geral

14/03/2017 7h00

Atualizada 13/03/2017 22h46

Depois que o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), resolveu acabar com os super salários na Casa e limitar os pagamentos ao teto constitucional de R$ 30.471,10, uma das que acumulava rendimentos no contracheque, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia tratou logo de pedir para sair do gabinete do deputado Raimundo Ribeiro (PPS). A exoneração dela, que é aposentada do Governo do DF, está na edição de ontem do Diário da Câmara Legislativa.

Eficiência na gestão

Ex-presidente do Tribunal de Contas do DF, o conselheiro Renato Rainha ministra a palestra “Liderança e Gestão na Administração Pública”, hoje, na capital. Entre os espectadores, são esperadas 25 integrantes do primeiro e segundo escalões do governo local e deputados distritais. O evento é organizado pela Life Shape, fundação norte-americana que se propõe a desenvolver gratuitamente lideranças de alta performance.

Eu não!

Com a proximidade da tão anunciada reforma administrativa, para redivisão de espaços no Governo do DF, rumores de que este ou aquele parlamentar vão comandar secretarias e administrações começam a brotar do céu e da terra. O deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) garante que nada tem a ver com o administrador regional do Riacho Fundo, por exemplo: “Não indiquei e não indicarei ninguém para assumir cargo nesta ou em qualquer outra administração regional do DF. Indicações para o Executivo são prerrogativa do governador do DF.”
Divergência integral

A proposta do GDF de reformulação das escolas parque dentro do modelo de educação integral está distante do consenso. Segundo o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, Wasny de Roure (PT), o projeto possui um DNA excludente. Em princípio, uma série de atividades de arte e esporte estarão disponíveis apenas para os alunos de turno integral, deixando de fora os estudantes do modelo tradicional de meio período. O projeto deixará sem sala de aula oito mil meninos e meninas que contavam com as escolas parque até agora.

Decisões compartilhadas

“Eu vejo como um problema muito ruim. Tirar aqueles que vieram para a rede, passaram a usufruir e agora retirá-los dessas atividades complementares. Essas escolas parque são da comunidade. Não é por que a Secretaria da Educação gerencia é que ela pode tomar decisões à revelia da comunidade. Nós temos que ter essa clareza. Hoje, as gestões são de natureza compartilhada. Então, é um equívoco lamentável restringir a maneira como este espaço deve ser utilizado”, argumenta Wasny.

Resultado preliminar

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde em Brazlândia registra apenas um caso de dengue. Em 2016, no mesmo período, foram registrados 1.316 casos da doença. Para o secretário de Cidades, Marcos Dantas, a queda expressiva é resultado direto do programa Cidades Limpas. “O resultado nos anima, mas não nos acomoda. Continuaremos o trabalho em Brazlândia nesta semana”, comenta.

Mais de 2 mil vistorias

Até agora, o programa de conservação e limpeza vistoriou 2.325 imóveis em Brazlândia. A pasta planeja dobrar este número. “Com a ajuda da população, estamos fazendo uma faxina completa na cidade, retirando móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pneus, recipientes sem uso, que as pessoas acumulam no quintal das casas. Muitas vezes o mosquito usa estes objetos para se reproduzir”, explica Dantas. No dia 20 de março, o programa segue para uma nova operação, em Ceilândia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado