Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Nada de devolver cotas de mulheres

“A gente tira da pauta hoje e, quando os partidos políticos que estão interessados nesse texto concordarem com esse texto, a gente volta a pautar”, disse Lira

Eduardo Brito

04/07/2024 19h38

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Sem sessão plenária da Câmara e sem unidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu retirar de pauta a que concede anistia aos partidos políticos que não aplicaram, nas eleições anteriores, o mínimo de recursos em campanhas femininas ou de pessoas negras. Lira informou que o tema poderá ser votado em agosto.

“A gente tira da pauta hoje e, quando os partidos políticos que estão interessados nesse texto concordarem com esse texto, a gente volta a pautar”, disse Lira. 

A PEC foi retirada de pauta depois de solicitação do líder do PT, deputado Odair Cunha (PT-MG). “Há uma diferença importante entre o texto apresentado anteriormente e o texto que está sendo debatido pelo relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues”, disse.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a Constituição não pode ser mudada por uma comissão especial de forma atropelada. “Não é a só maior anistia da história dos partidos políticos. É o maior atropelo. Jamais vi isso, e acompanho a vida política brasileira desde a adolescência, nunca vi um atropelo dessa forma”, afirmou. A proposta não chegou a ser votada na comissão especial, mas devido ao término do prazo de 40 sessões para a votação, o presidente da Câmara avocou a matéria para o Plenário, conforme permite o Regimento Interno.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado