Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Mudanças no acesso ao Congresso por mais segurança

“A gente percebe que há, em outros prédios públicos, um sistema de segurança mais robusto que, infelizmente, nós ainda não temos aqui”, afirmou Alcolumbre

Eduardo Brito

29/10/2025 18h44

Senador Davi Alcolumbre. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Após dois incidentes nos últimos dias, com casos de agressão a um deputado federal e ofensas a um senador por parte de visitantes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira, 29, medidas para restringir a entrada pela porta principal do Legislativo, conhecida como Chapelaria.

Disse que existem limitações na “infraestrutura que temos no Congresso brasileiro, exigindo meios de reorganizarmos, por exemplo, a entrada e a chegada das pessoas nessas duas rampas da Chapelaria”. Registrou que já houve, em um momento, episódio em que uma pessoa tentou invadir, com um veículo, o Congresso.

“A gente percebe que há, em outros prédios públicos, um sistema de segurança mais robusto que, infelizmente, nós ainda não temos aqui”, afirmou Alcolumbre. Ele acrescentou: “Eu já acompanhei vários episódios com colegas nossos, quando pessoas ficam esperando na Chapelaria para agredir ou ofender os Parlamentares.”

Deverá estudar com o presidente da Câmara, Hugo Motta, o que chamou de projeto “para a gente mudar o fluxo, inclusive, de entrada na Chapelaria, onde fica todo tipo de gente, é uma confusão, de modo a tornar impossível protegermos o Parlamento brasileiro nesse sistema que está aí”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado