Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

MP investiga gastança com cartas da Câmara

Arquivo Geral

03/03/2017 7h00

Atualizada 02/03/2017 22h31

Os gastos estratosféricos da Câmara Legislativa com verba de correspondência estão na mira do Ministério Público. Também pudera! Em tempos de redes sociais nos computadores e celulares, não faz sentido desembolsar milhões de reais dos cofres públicos com cartas e similares. O MP começa a analisar a questão com lupa para saber as entrelinhas da gastança. Promotores deverão requisitar informações para a Casa muito em breve e querem começar a devassa ainda neste semestre.

Entre a moralidade e a ilegalidade

Em tese, os gastos com verba de correspondência são feitos dentro da legalidade. Mas, moralmente, afrontam o bom senso e a paciência da população, castigada pela pior crise da história do DF. O MP quer saber se algum parlamentar ultrapassou esta linha. Mas, convenhamos, depois de todos os escândalos da Casa, os próprios distritais já deveriam ter cortado esta despesa.

Reforma administrativa em franca desvalorização

Se a intenção da reforma administrativa é atrair deputados distritais para secretarias e emplacar aliados suplentes na Câmara Legislativa, a demora do governo Rollemberg em definir e anunciar os nomes vira um tiro no pé. Hoje, todos os distritais nutrem um projeto eleitoral para 2018. Por isso, se forem secretários, terão apenas até março de 2018 para trabalhar no GDF, pela regras da legislação eleitoral. Contanto o tempo para posse, formação de equipes e execução projetos, seguramente, qualquer secretário parlamentar só começará a gerar e colher resultados em junho. Por isso, em janeiro, a ida para o Buriti era atraente para um distrital. Em fevereiro, o flerte perdeu um pouco o encanto. Em março, já começa a passar do ponto. Mais alguns dias, o projeto azeda de vez.

Lá vem a Drácon

“Precisamos de paciência, bom senso e cautela para não afundarmos esta Casa”, discursou o vice-presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, ontem, quando os pronunciamentos eram em defesa do deputado distrital Chico Vigilante (PT). Os desdobramentos da Operação Drácon aterrorizam a Casa e apressam o andamento da representação contra Sandra Faraj (SD). É preciso tirar o foco.

2018 tá pertinho

Será que o PSD acredita mesmo que o eleitor acha que o vice-governador Renato Santana não tem nada a ver com o governador Rodrigo Rollemberg e que o primeiro, ao contrário do segundo, trabalha – e muito?

Feminicídio na pauta

Cinco dias depois de uma mulher ter vítima de um crime violento e um dia depois de uma estudante ter sido estuprada quando voltava da faculdade, a Câmara Legislativa discute violência contra as mulheres. A discussão, segundo Joe Valle, que propôs o evento, passará pelas diretrizes para investigar, processar e julgar estes crimes.

Brasília, 40 graus

A cantora Fernanda Abreu se apresenta em Brasília no dia 25 de maio, pelo projeto cultural do açougue T-Bone, na Asa Norte, que chega à 36ª edição.

Embaixada

Ao receber representantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), prometeu que a Casa servirá como base para as articulações dos legislativos estaduais. “Compreendemos este papel como muito necessário. Queremos que a Câmara Legislativa seja uma embaixada da Unale”, disse aos deputados estaduais Adjuto Afonso (PDT-AM), Luciano Nunes (PSDB-PI) e Sandro Locutor (Pros-ES).

Agenda

Um agenda do colegiado já está confirmada para o dia 16 de março, quando os deputados se encontram com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, para pedir pressa na apreciação da PEC 47/2016, que amplia as atribuições dos legislativos estaduais.

Filiações

Além de pedir apoio de Valle para conseguir uma agenda com o presidente Michel Temer, os legisladores solicitaram uma campanha de filiação à entidade – Atualmente, somente oito deputados estão formalizados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado