Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Mexida cria mais perguntas que respostas

O lançamento de Bia cria um problema, claro. Não faz sentido a convivência de três candidaturas da mesma vertente, como não faz sentido o PL ter duas candidatas ao Senado.

Eduardo Brito

12/11/2025 18h09

whatsapp image 2025 11 12 at 16.19.30

Bia Kicis crédito Twitter

Só há uma certeza a respeito do inesperado lançamento da candidatura da deputada brasiliense Bia Kicis, do PL bolsonarista, ao Senado. Essa certeza é a inviabilidade de convivência de três candidaturas da mesma vertente ao cargo. Afinal, já está mais do que colocada a indicação do governador Ibaneis Rocha, do MDB, e havia, até a noite passada, convicção de que ele faria dobradinha com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, igualmente filiada ao PL.

O lançamento de Bia cria um problema, claro. Não faz sentido a convivência de três candidaturas da mesma vertente, como não faz sentido o PL ter duas candidatas ao Senado. O governador Ibaneis Rocha reagiu com tranquilidade, dizendo que estava preparado para a situação. Ele sabe, porém, que a primeira prejudicada é a candidata da chapa ao Buriti, Celina Leão, ligada ao próprio Ibaneis e amiga muito próxima de Michelle. Na hipótese de três candidaturas – por absurda que pareça – só a esquerda ganha. E quem mais perde é Celina.

Por enquanto, só balão de ensaio

Embora a deputada Bia Kicis tenha sempre falado em concorrer ao Senado, o lançamento é visto, hoje, como um balão de ensaio. É verdade que o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, foi incisivo ao declarar que, para onde Bia fosse, para lá iria o partido. Mas Valdemar é um interlocutor frequente do governador Ibaneis Rocha. Até agora, não se definiu formalmente por qualquer postura nas chapas do Distrito Federal, o que pode ter induzido Bia Kicis a forçar a situação.

whatsapp image 2025 11 12 at 16.19.29 (1)
Valdemar Costa Neto crédito Leonardo Prado

Da mesma forma, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro evitou comprometer-se, tanto antes do lançamento de Bia como depois dele. Entre os aliados da família Bolsonaro, cresce a convicção de que o sobrenome estará em uma das duas vagas da chapa presidencial. Não por acaso, políticos experimentados como o deputado Alberto Fraga e o senador Izalci Lucas também evitaram qualquer compromisso.

Tranquilidade de Ibaneis

whatsapp image 2025 11 12 at 16.19.29
Ibaneis Rocha crédito Renato Alves/Agência Brasília

Embora saiba melhor do que ninguém dos problemas que acarretará uma inédita chapa tripla ao Senado, o governador Ibaneis Rocha mostrava, na manhã desta quarta-feira – poucas horas, portanto, após a festa de Bia – uma absoluta tranquilidade.

Limitou-se a comentar com assessores que estava pronto para qualquer alternativa eleitoral. É claro que todos esses interlocutores sabiam do dano político que representaria uma candidatura tripla e, por isso mesmo, duvidavam de sua viabilidade. Ibaneis não deu, porém, qualquer sinal de desconforto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado