Líder do PSDB no Senado, o brasiliense Izalci Lucas, dá como certo que ocorrerá mesmo nesta quarta-feira, 26, a convocação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre os incidentes de 8 de janeiro. Será instalada em seguida.
Entretanto, admite o senador, a base governista conseguirá emplacar a maioria de seus membros. Afinal, a indicação dos membros caberá aos líderes e os blocos maiores se alinham, ao menos em tese, com o governo Lula.
“Claro, os governistas tentarão de todas as formas atrapalhar as investigações”, comenta Izalci. Ele garante, porém, que não conseguirão impor a sua versão. “Contra fatos não há argumentos e nós estados preparados”, diz o senador, como oposicionista. E previne: “o governo que se cuide”.
No Buriti, tranquilidade
A instalação da CPMI é encarada com tranquilidade pelo governador Ibaneis Rocha. O Buriti acredita que os fatos e as responsabilidades pelas invasões já foram esclarecidos nas investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal.
Nada aponta para o governo brasiliense e os integrantes da CPI já contarão com vespeiros suficientes a nível federal para se preocupar com a administração local.
Embora uma comissão parlamentar de inquérito sempre conte com grande imprevisibilidade, não há tormentas à vista.