Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Manifesto contra a polarização

Reguffe foi o deputado federal proporcionalmente mais votado do país inteiro em 2010 e se elegeu senador em 2014 com 826.576 votos, a maior votação da história do DF

Eduardo Brito

04/02/2025 18h22

Foto: Pedro França/Agência Senado

Sem mandato desde que deixou o Senado, em  2022, o brasiliense José Antonio Reguffe retornou à política filiando-se ao anódino Solidariedade, mas ao mesmo tempo lançando um manifesto que chamou de Grito pelo Brasil. Nele, defende a construção de uma alternativa à atual polarização na política nacional.

Reguffe foi o deputado federal proporcionalmente mais votado do país inteiro em 2010 e se elegeu senador em 2014 com 826.576 votos, a maior votação da história do DF em eleições para o Senado de um voto só, tendo votação superior inclusive a de Damares Alves oito anos depois, mesmo com o aumento da população e do eleitorado do DF. “Não existe partido perfeito, mas precisamos urgentemente criar uma alternativa para o país fora dessa polarização”, afirmou Reguffe.

Contra a polarização

Para Reguffe, que retorna após algum tempo adoentado, “o Brasil vive uma polarização que vem fazendo mal ao país. Não se discutem projetos nem um programa sério para o futuro do país. Um lado só sabe falar mal do outro. Precisamos ultrapassar esse momento triste da história do Brasil e conseguir oferecer ao país uma alternativa a essa polarização, que afasta irmãos, divide famílias e que não oferece ao país um projeto verdadeiro de desenvolvimento nacional com visão de longo prazo. Eles acham que o Brasil se resume a eles. Não conseguem compreender que existe uma parcela de brasileiros que simplesmente não se considera representada em nenhum desses dois lados. E essa parcela precisa se unir, com espírito público e patriotismo, e oferecer ao país uma alternativa”.

Chapa dos sonhos

O ato de filiação do ex-senador contou com a presença de lideranças políticas, entre elas a distrital Paula Belmonte; o ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle; e a candidata ao governo de Pernambuco em 2022, Marilia Arraes. Empolgado com o reforço para a nominata, o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força (foto) expressou o desejo de lançar uma candidatura majoritária, com Paula Belmonte candidata ao GDF e Reguffe voltando ao Senado Federal. “São dois bons políticos que, juntos, serão imbatíveis”, afirmou o dirigente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado