Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Mandato para ministros do Supremo

Plínio voltou a culpar o Senado de omissão em casos cada vez mais graves de abusos de alguns ministros julgados no Olimpo

Eduardo Brito

13/08/2024 21h53

plinio valerio

Plínio Valério. Roque de Sá/Agência Senado

Ao comemorar na tribuna a notícia que a relatora Tereza Cristina poderá entregar o relatório da PEC de sua autoria que define duração de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) considerou que agora, depois que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden defendeu proposta semelhante para reformar a suprema corte americana, a ala progressista do Senado seja convencida da necessidade de acabar com mandatos quase vitalícios na Corte brasileira.

“Essa PEC que a gente apresenta e que os Estados Unidos estão propondo… Agora, talvez, não se tenha argumento. Os Estados Unidos querem, não é? Bonito, americano quer, e pode ser que a gente também aceite aqui. Então, o que este senador visa com a PEC que limita mandato? Eu sugeri oito anos. Pela conversa, eu acho que a senadora proporá 12 anos, algo em torno disso. Não importa”. Para Plínio, o que importa é que o cidadão que saiu para ser ministro saiba que ele entra hoje, mas sai amanhã. Porque ele entra hoje e só sai aos 75 anos, explicou Plínio.

Plínio voltou a culpar o Senado de omissão em casos cada vez mais graves de abusos de alguns ministros julgados no Olimpo e comprometem a instituição Supremo Tribunal Federal. Plínio citou os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux e o presidente Luis Roberto Barroso como os que estariam comprometendo a imagem da instituição suprema do Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado