Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Mais mulheres no parlamento

Agora, a coordenação feminina organiza, para 14 de dezembro, daqui a uma semana, um seminário de boas-vindas para as novas deputadas, com a presença das atuais

Eduardo Brito

06/12/2022 21h00

Celina Leão. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a brasiliense Celina Leão andou fazendo contas. Chegará a 91 o número de deputadas eleitas para a próxima Legislatura, o que representa crescimento da bancada feminina para 18% do total da Casa.

Mesmo assim, muitas das atuais parlamentares não se reelegeram. Celina lembrou o caso da deputada Professora Rosa Neide, que foi a mais votada em seu Estado, mas não se reelegeu por conta do quociente eleitoral.

“Perdemos vários grandes quadros pela nova formatação do coeficiente eleitoral e pela forma como se faz política, pois muitas das atuais deputadas nos reclamam que, na montagem das chapas, por terem votos, elas foram retiradas de algumas nominatas”, revelou Celina.

Agora, a coordenação feminina organiza, para 14 de dezembro, daqui a uma semana, um seminário de boas-vindas para as novas deputadas, com a presença das atuais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado