Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Luos: difícil aprovar ainda este ano

Arquivo Geral

07/07/2017 7h00

Atualizada 06/07/2017 21h50

Se o governo cumprir com a palavra desta vez, o projeto que estabelece a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) deve chegar à Câmara Legislativa já no mês de agosto. A expectativa do governador Rodrigo Rollemberg é que 2017 termine com as novas regras em vigor. Mas o debate deve ser extenso e não há a mínima garantia de que o consenso seja estabelecido ainda este ano. Depois de ouvir os pedidos do setor produtivo de celeridade na aprovação do texto, o presidente da Câmara, Joe Valle (PDT), deixou a sexta edição do Visão Capital que discutiu os principais aspectos e desafios da Luos, ontem, garantindo que empreenderia todos os esforços para priorizar as discussões e votação da proposta. Massssss… “Vamos colocar como meta de, até o fim do ano, aprovar a lei, mas sem o engessamento de que tem que ser no fim do ano, para a gente não atropelar nada”, adiantou o pedetista.

Quando não houver mais dúvida

Ele cogita ainda a possibilidade de adiantar a votação, caso o projeto chegue “harmônico”. Ocorre que até entre os especialistas há divergências e são inúmeras às críticas ao texto já posto pelo governo. Falta apenas uma audiência pública e, conforme o próprio Joe assinala, a população está cheia de dúvidas. “A gente quer fazer um debate robusto e bem profundo, para buscar consenso e conciliação. Entendemos que é importante que a lei exista, mas vamos colocar em votação quando tivemos a consciência clara de que fizemos os debates necessários”, ponderou.

Sem direcionamento

A condução de todo o processo será feita com isenção, garantiu o presidente da Câmara. “O debate é democrático, todos podem opinar. Não vamos ter nenhum tipo de direcionamento. A ideia é chegar a um consenso para que haja uma grande conciliação da sociedade em torno dessa lei, que vai apontar para a melhoria da qualidade de vida do DF, gerando emprego e renda. E, mais importante que isso, legalizando todo o processo”, concluiu.

Coincidência programada

Saiu da sexta edição do Visão Capital direto para o Parkshopping o deputado distrital Joe Valle, onde se encontrou com o candidatíssimo ao Buriti Alírio Neto (PTB), para um café. Oficialmente, o encontro foi uma casualidade, mas Alírio reconhece que foi uma “coincidência programada”. Interpelado por uma pessoa, enquanto tomavam café, se falavam sobre sucessão ao Palácio do Buriti, Alírio se antecipou: “Já viram dois políticos se encontrarem e falarem de astrologia?”

Conversas

Alírio afirma que as ideias de Joe Valle e do grupo que já vem sendo articulado por ele e Jofran Frejat (PR) convergem. “Ele concordou com todos os compromissos colocados. Falei para a gente juntar todas as forças e quem tiver melhor condição ser o candidato”, explicou, ao sustentar que o presidente da Câmara Legislativa disse que podem conversar. Uma nova reunião está agendada para a semana que vem para tratar de 2018.

Incompatível

Depois de exonerar o diretor adjunto do Zoológico de Brasília, Erico Grassi, pelo “Fora Temer” no início de uma entrevista, o governador Rodrigo Rollemberg classificou a manifestação como “infantil” por tratar-se de um gestor. “Não caberia uma fala daquela. Eu disse a ele que, em função daquilo, a permanência dele (no cargo) era inviável”, reiterou.

Sobre memórias e perdão

Em entrevista ao blogueiro Odir Ribeiro, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa disse não guardar mágoa do PPS, que vetou a candidatura dela ao Governo do DF, na eleição passada. “Eu só não quero conviver com eles, mas não tenho rancor”, respondeu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado