A informação é confirmada por um importante distrital brasiliense do partido: o presidente Lula anda impaciente com o PT do Distrito Federal. A irritação provém dos baixos índices de aprovação de seu governo na capital, apesar da liberação de recursos do PAC, dos quais R$ 5 bilhões já foram executados.
É verdade que esse descontentamento vem de antes da manifestação do último domingo, em que os caciques petistas arregaçaram as mangas e foram bem-sucedidos. De qualquer forma, a preocupação de Lula decorre da tolerância que vê na postura de petistas locais perante o governo Ibaneis, que se traduz na facilidade de tramitação de projetos do Buriti. A oposição do PSOL, por exemplo, é mais efetiva.
Por outro lado, Lula tem elogiado seu antigo vice-ministro da Justiça, Ricardo Cappelli, hoje nomeado presidente da ABDI, que tenta firmar-se como candidato a governador com pronunciamentos mais contundentes.
Novo vice-presidente
Já empossado o novo presidente regional do PT, Guilherme Sigmaringa, chegou a vez do vice. Assumiu o cargo o também vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale, que tomou posse na sede nacional do partido, reafirmando o compromisso com o fortalecimento do petismo brasiliense e com a reeleição de Lula.