Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Longe do governador. Perto do povo

Arquivo Geral

04/07/2017 7h00

Atualizada 03/07/2017 22h10

Desde sempre, as relações entre o governador Rodrigo Rollemberg e o vice Renato Santana são estremecidas. Vez ou outra, a situação se agrava ou se acalma. A depender dos contextos. Na semana passada, os dois se encontraram durante o anúncio da regularização da antiga Colônia Agrícola Samambaia, gleba 3 de Vicente Pires. Perguntado se havia uma possível reaproximação entre os dois, Santana desconversou e justificou que estar sempre junto ao governador é o mesmo que fazer “política rasteira”. “Tenho de estar próximo é de quem paga imposto. Essa relação tem que ser com o povo”, disse, ao emendar que a participação dele no evento se deve ao fato de ele ter dado o pontapé inicial para regularização da região.
De prontidão.

Mesmo sem gente

A dita greve geral marcada para a semana passada foi um fiasco, do ponto de vista das manifestações. Poucos foram os que se deslocaram para os locais dos atos, mesmo com a propaganda dos partidos e sindicatos de que esta seria uma manifestação ainda maior que a de 28 de abril, quando houve depredação na Esplanada dos Ministérios. Os policiais militares escalados para fazer a segurança do evento, no entanto, tiveram de se manter em prontidão na área central da cidade. E se irritaram com as ordens do comandante de Policiamento Regional Metropolitano, coronel Paulo Henrique Tenório, já que teriam sido obrigados a se posicionar frente ao gramado vazio. Os militares se sentiram desrespeitados por permanecerem horas no sol, sob ameaça de prisão caso descumprissem as ordens.

Quem nunca?

Em tempos de celulares com câmera e amplo acesso a redes sociais, poucas situações constrangedoras passam despercebidas. Um vídeo em que o deputado distrital Juarezão (PSB) aparece curtindo uma moda de viola e supostamente embriagado é a bola da vez do compartilhamento no DF. Sentado entre uma dupla sertaneja, ele abraça e beija um dos cantores e se empolga com o repertório. Foi filmado, conforme justifica o gabinete dele, em um momento de descontração. O parlamentar de Brazlândia não quis comentar o assunto.

Violação de privacidade

O gabinete de Juarezão divulgou nota em tom de ameaça: “A violação e a exposição da imagem de um parlamentar sem autorização constituem violação de privacidade, sujeitas às penalidades previstas em legislação. O direito à privacidade constitui uma garantia individual, pois são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.” A assessoria do deputado diz ainda que ele lamenta “a ação invasiva da sua privacidade, em um momento de descontração, registrado em um espaço privado, e se considera agredido na sua intimidade”.
A ação, enquadrada como “criminosa” pela equipe do parlamentar, “não deve, de forma alguma, se confundir com a atuação púbica do deputado Juarezão, nem tem conexão com ela”.

Satisfação ostensiva

Era bem largo o sorriso do governador Rodrigo Rollemberg, ontem, quando sancionou a lei que autoriza a criação do Instituto Hospital de Base.

Todos os assentos reservados

Envolvido recorrentemente em polêmicas, o deputado Cristiano Araújo (PSD) agora quer que os veículos do transporte público do DF reservem todos os assentos para passageiros preferenciais, a exemplo de idosos, grávidas, mulheres com criança de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida Um projeto de autoria dele foi aprovado na Câmara Legislativa para implementação do que ele chama de “conquista cidadã”.

Reforço de cidadania

A justificativa, segundo Cristiano, é que por falta de identificação das prioridades, as pessoas acabam achando que não é necessário ceder o lugar a quem tem direito, principalmente quando os assentos preferenciais já estão ocupados. “Queremos, com esta proposta, reforçar o exercício da cidadania e o respeito ao próximo”, explica o parlamentar.

Fácil visualização

Para garantir o cumprimento da lei, o deputado recomenda a instalação de avisos em toda a área interna das vans, ônibus e trens do metrô, em locais de fácil visualização dos usuários. Para colocar em prática, agora, o texto depende apenas da sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

Oficial

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa a redação final do Decreto Legislativo que susta os efeitos da regulamentação da lei que pune a homofobia no DF.

Agora é Agaciel

A mensagem de Rollemberg que nomeia Agaciel Maia (PR) como líder do governo também consta da publicação oficial de ontem. Datado de 29 de junho, o texto menciona o empenho do líder deposto Rodrigo Delmasso (Podemos).

Cinco anos de internet

A Câmara Legislativa estima gastar mais de R$ 1,5 milhão com link de dados para acesso a internet na Casa. O contrato a ser firmado na licitação, marcada para o próximo dia 13, é de 60 meses.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado