Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

João na mira

Arquivo Geral

17/12/2018 7h00

Atualizada 16/12/2018 20h21

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) reforçou os pedidos para que possíveis vítimas do médium João de Deus residentes de Brasília busquem o órgão para eventuais denúncias. Os MPs de Goiás e São Paulo, somados, já registraram mais de 400 queixas de crimes sexuais atribuídos ao espiritualista que atende em Abadiânia (GO), a pouco mais de 100 quilômetros do DF. A expectativa é que mulheres da capital também se manifestem.

Pulverizado

Como incentivo, o MPDFT disponibilizou canais de denúncia em 15 promotorias de Justiça espalhadas pela cidade. Elas estão disponíveis em Águas Claras, Plano Piloto, Guará, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Jeitinho brasileiro

O verdadeiro traço cultural do nosso País é deixar as coisas para a última hora. A Câmara Legislativa do DF (CLDF), patriota que é, leva isso bem a sério. A Casa poderia ter votado na última quinta-feira a Lei Orçamentária Anual (Loa) referente a 2019, o que encerraria o ano de trabalhos, mas empurrou para sexta-feira. Já em caráter extraordinário, os parlamentares se reuniram novamente para tentar limpar a pauta, mas ficou tudo para hoje. Já diria aquele álbum da Plebe Rude, “nunca fomos tão brasileiros.”

Entra e sai

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), se esforçou para encerrar o ano legislativo na sexta-feira, mas não contava com Sandra Faraj (PR). Pouco antes do horário do almoço, enquanto lia a pauta do dia, ele descobriu que ela havia colocado para votação o projeto da Escola Sem Partido, descumprindo o acordo informal feito, minutos antes, no colégio de líderes para evitarem matérias polêmicas. Encabeçados pelo Professor Reginaldo Veras (PDT), os parlamentares contrários à matéria ameaçaram retirar o quórum para atravancar o processo. Celina Leão (PP) saiu em defesa de Faraj, chamando o pedetista de fascista, e o caos se instalou. Sessão foi suspensa por volta do meio-dia e só voltou às 16h.

Meio a meio

De barriga cheia depois de um demorado almoço, os cerca de 20 deputados regressaram e, enfim, chegaram a um consenso sobre excluírem a pauta polêmica para dar prosseguimento. Só que em vez de aprovar em segundo turno as propostas que interessavam, como a de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), os parlamentares se dedicaram a projetos próprios e não passaram nem perto, de novo, de votar o orçamento para 2019.

Vai ou racha

Assim, ficou tudo para hoje, véspera da diplomação dos 24 deputados eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura – a cerimônia acontece amanhã. No último suspiro de seus atuais mandatos, os parlamentares se reunirão a partir das 10h para fazer o que já deveriam ter feito há quatro dias. Bola pra frente que atrás vem gente.

Fim da licença

Depois de tirar o fim de semana de folga devido ao nascimento de seu filho, o governador eleito Ibaneis (MDB) retoma a coordenação das atividades de transição nesta segunda. Até esta quinta-feira (20), sua equipe prometeu concluir os trabalhos e ter um relatório pronto sobre tudo o que foi desenvolvido desde a vitória nas urnas.

Herdeiro

O pequeno Mateus Rocha, que nasceu por volta das 10h30 do sábado, é o terceiro rebento do futuro chefe do Executivo local. Sua mulher, a advogada Mayara Noronha, deu à luz no Hospital Santa Luzia, no Setor Hospitalar Sul, e não teria tido qualquer complicação durante o parto. Além do menino, Ibaneis é pai de Caio Rocha, de 21 anos, e de Pedro Rocha, de 13.

Escolha de direito
Um dia antes de anunciar o nascimento de seu terceiro herdeiro, Ibaneis confirmou o ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Brasília, Félix Palazzo, como novo presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O indicado também foi procurador de Justiça do DF e substituirá a engenheira civil Heliana Kátia Tavares Campos no cargo.

Separação

Dentre as difíceis mísseis a curto prazo para o novo chefe do SLU estará expandir e intensificar a coleta seletiva no DF, além de melhorar as condições dos ex-catadores do Lixão da Estrutural que, hoje, estão, em grande parte, realocados em galpões de triagem. A inauguração do Aterro Sanitário de Samambaia durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) atendeu a um pleito de décadas da capital, mas a transição dos trabalhadores ainda não está 100%, com vários se queixando de terem perdido renda.

Batsinal
O Secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (Sedict), Valdir Oliveira, foi convocado às pressas para a Câmara Legislativa, na última sexta-feira, por conta de um projeto enviado pelo Executivo que fazia alterações no Pró-DF II. O deputado Júlio Cesar (PRB), alegou ter ouvido reclamações de empresários de Santa Maria que as modificações só ajudariam 5% do setor produtivo local.

Esporte Fino

Pego de surpresa, Valdir correu para a Casa para desmentir a informação e esclarecer os deputados em dúvida. Só que ele foi barrado na porta do plenário, pois estava sem gravata, acessório indispensável para acessar a zona. Meio desconcertado, porém de bom humor, ele foi acudido por um jornalista que acompanhava a sessão da área de imprensa e emprestou a própria gravata para o chefe da pasta, enfim, adentrar o recinto. Quem tem amigos tem tudo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado