O senador brasiliense Izalci Lucas (foto), do PL, protocolou um requerimento para ouvir os servidores da Receita Federal envolvidos em investigações sobre o vazamento de dados fiscais sigilosos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Queremos explicações para entender em que circunstâncias essas informações foram acessadas e divulgadas”, afirmou.
Para Izalci, o episódio é de extrema gravidade, pois fere o direito constitucional ao sigilo de dados e levanta suspeitas sobre o aparelhamento de órgãos federais. A ideia do senador é ouvir, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, os servidores e demais representantes da Receita, além da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip), sobre o caso.
O requerimento ocorreu após uma operação da Polícia Federal que apontou os servidores da Receita como suspeitos de acessar os dados sigilosos sem autorização, com os nomes deles sendo divulgados para o público. Para Izalci, essa exposição dos servidores ocorreu de forma açodada, o que pode prejudicar o andamento do processo.
Não seria novidade, em se tratando de Alexandre de Moraes. O senador relembrou que o mesmo ocorreu em 2019, durante o Inquérito das Fake News. “Há algum tempo atrás o próprio ministro Alexandre de Moraes afastou dois servidores da Receita, que depois retornaram porque não tinham provas concretas de vazamento. Portanto, essa exposição foi muito ruim”, reiterou Izalci Lucas.