Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Izalci quer investigar acusações a técnicos da Receita

O requerimento ocorreu após uma operação da Polícia Federal que apontou os servidores da Receita como suspeitos de acessar os dados sigilosos sem autorização, com os nomes deles sendo divulgados para o público.

Eduardo Brito

19/02/2026 18h15

whatsapp image 2026 02 19 at 16.44.52 (1)

Primeira foto do dia Izalci Lucas crédito Geraldo Magela/Agência Senado

O senador brasiliense Izalci Lucas (foto), do PL, protocolou um requerimento para ouvir os servidores da Receita Federal envolvidos em investigações sobre o vazamento de dados fiscais sigilosos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Queremos explicações para entender em que circunstâncias essas informações foram acessadas e divulgadas”, afirmou.

Para Izalci, o episódio é de extrema gravidade, pois fere o direito constitucional ao sigilo de dados e levanta suspeitas sobre o aparelhamento de órgãos federais. A ideia do senador é ouvir, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, os servidores e demais representantes da Receita, além da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip), sobre o caso.

O requerimento ocorreu após uma operação da Polícia Federal que apontou os servidores da Receita como suspeitos de acessar os dados sigilosos sem autorização, com os nomes deles sendo divulgados para o público. Para Izalci, essa exposição dos servidores ocorreu de forma açodada, o que pode prejudicar o andamento do processo.

Não seria novidade, em se tratando de Alexandre de Moraes. O senador relembrou que o mesmo ocorreu em 2019, durante o Inquérito das Fake News. “Há algum tempo atrás o próprio ministro Alexandre de Moraes afastou dois servidores da Receita, que depois retornaram porque não tinham provas concretas de vazamento. Portanto, essa exposição foi muito ruim”, reiterou Izalci Lucas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado