Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Izalci quer derrubar a dosimetria

“Nós vamos derrubar esse veto com mais votos do que aqueles que foram conquistados para aprovar a matéria”, garantiu o senador.

Eduardo Brito

02/02/2026 19h02

whatsapp image 2025 11 26 at 18.42.15 (1)

Izalci crédito Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador brasiliense Izalci Lucas, do PL, assegurou, nesta segunda-feira, 2, que o Congresso Nacional derrubará, com ampla maioria de votos, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto da dosimetria das penas, para beneficiar os condenados injustamente pelos atos de 8 de janeiro.

“Nós vamos derrubar esse veto com mais votos do que aqueles que foram conquistados para aprovar a matéria”, garantiu o senador.

Para Izalci, a manutenção do veto representa um retrocesso em um acordo que já havia sido firmado anteriormente. Ele classificou a atitude de Lula e do governo federal como um “teatro” e reforçou que a prioridade deve ser a busca pela pacificação nacional.

Além da pauta da dosimetria, o senador reforçou seu compromisso com a defesa da anistia ampla para os envolvidos nos episódios de janeiro de 2023. Izalci acredita que a medida é essencial para que o Brasil possa superar as divisões sociais e focar em uma agenda de desenvolvimento.

Ele pontuou que o rigor excessivo nas condenações atuais tem gerado distorções que precisam ser corrigidas pelo Congresso Nacional. “Anistia é para pacificar. Não podemos continuar nessa polarização, nessa guerra de narrativas para todo lado”, destacou o senador, enfatizando que o diálogo e a justiça são os únicos caminhos para encerrar o clima de instabilidade política.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado