Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Ibaneis sinaliza apoio a Gustavo Rocha para vice

Eduardo Brito

17/09/2025 18h29

3aa8e289 c2c9 44cc b0f7 60addba2b369

Crédito: Arquivo Pessoal

Na solenidade de filiação do seu chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, ao Republicanos, o governador Ibaneis Rocha sinalizou a possibilidade de que ele venha a ocupar a vice na chapa a ser encabeçada pela vice Celina Leão ao Buriti.

“Desde 2018, o Republicanos nunca me faltou, sempre fez parte do meu governo desde 1º de janeiro de 2019. Queremos chegar juntos ao governo do DF com a indicação do presidente Marcos (Pereira) ao nome de Gustavo para nosso vice-governador. É uma aliança que se consolida para levar adiante esse trabalho”, disse o governador.

Recém-filiado, Gustavo Rocha demonstrou entusiasmo com a entrada no partido, mas evitou confirmar a possibilidade de disputar o cargo de vice em 2026. “Nunca tive filiação político-partidária. Atuo na política há muito tempo, mas é a primeira vez que assino uma ficha. Se Deus quiser, será o primeiro e único partido do qual farei parte na vida política. Obrigado pelo acolhimento, vamos seguir juntos.”

Adesões ao Republicanos foram além

Na verdade, a filiação de Gustavo Rocha não foi a única examinada na nominata do partido para as eleições de 2026, tema principal do jantar dos Republicanos que se estendeu até a madrugada de quarta-feira, 17, em evento de filiação dos políticos ao Republicanos, na casa do empresário Leonardo Valverde, no Lago Sul, em Brasília.

Nomes de peso da política nacional e local chancelaram as filiações, como o presidente do partido, Marcos Pereira, o presidente do Republicanos-DF, Joaquim Mauro, a ex-ministra dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, além, é claro, do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora, Celina Leão.

Além de Gustavo Rocha, a deputada distrital Jane Klebia e o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, também formalizaram a entrada no Republicanos.

Nas articulações para definição dos nomes que vão concorrer às vagas para a Câmara dos Deputados, a principal aposta feminina do Republicanos é a ex-ministra da Mulher, Cristiane Britto, com o apoio irrestrito de Marcos Pereira e a bênção de Damares Alves, sua antecessora.

Cristiane é vista pelos analistas políticos como um nome forte no meio evangélico para ocupar uma cadeira na Casa Baixa. Ela é a candidata da senadora Damares Alves para representar a mulher evangélica do DF na Câmara Federal, além da simpatia de bolsonaristas e da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Atualmente, Cristiane é secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas Nacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado