O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), enviou nesta quarta-feira, 3, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta sugerindo aumento para as forças de segurança do DF.
Carta enviada nesta terça-feira não detalha valores, mas pede cumprimento de prazos para aumento. Na carta, ele pede a recomposição salarial dos agentes de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do DF com base nos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
O pedido prevê que a Presidência da República envie um projeto de lei para o Congresso Nacional dentro dos prazos cabíveis para que as forças de segurança possam ser contempladas ainda neste exercício.
O documento não especifica os valores a serem adotados pelo Governo Federal. Nem precisa. Vários políticos brasilienses, entre eles a vice Celina Leão e o líder da bancada, Rafael Prudente (foto), do PMDB, já se reuniram com o relator do orçamento, o deputado tocantinense Vicentinho Júnior, do PP de Celina, e conseguiram dele garantias de que incluiria para isso dotação orçamentária. O PLN, instrumento básico para introdução de matérias no orçamento, já está até pronto.