Para o deputado brasiliense Fred Linhares, não ocorreu um movimento pontual. “As eleições no Entorno são a prova de que o Brasil está acordando e quer ser ouvido, não manipulado”, diz ele.
Linhares acompanhou toda a apuração e se interessou particularmente pela Região Metropolitana do Distrito Federal. Tirou daí uma convicção: “realmente acredito que essa mudança no Entorno é apenas o início de uma transformação que vai alcançar todo o país. E quem ganha com isso não é apenas a direita, mas toda a população brasileira”, afirma o deputado Fred Linhares.
Nem todas as visões coincidem

Apesar da festa da direita, tem muita gente na esquerda que está longe de ver o fim do mundo pela frente. A deputada brasiliense Érika Kokay acha o contrário de muita gente.
“As eleições municipais marcaram a derrota do bolsonarismo no primeiro turno em seu berço político, o Rio de Janeiro, assim como ocorreu em Recife, com a vitória de duas candidaturas apoiadas pelo presidente Lula”.
Ela se refere a Eduardo Paes e a João Campos, eleitos com apoio pessoal do presidente. Além disso, diz Érika, “a campanha de Boulos em São Paulo foi heroica, enfrentando toda a sorte de mentiras, e tirando Pablo Marçal do segundo turno”.
Quanto ao PT, completa a deputada “após anos sofrendo um processo de praticamente uma criminalização, uma importante recuperação. De 182 prefeituras em 2020, conseguimos 248 em 2024, e estamos no segundo turno em 13 cidades. Além disso, aumentamos o número de vereadores, de 2.668, em 2020, para 3.118, em 2024.”