Na próxima quarta-feira 7, o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal será palco de uma homenagem aos sanitaristas, proposta pela distrital Dayse Amarilio (PSB), em reconhecimento à importância de sua atuação na promoção da saúde pública em todo o DF.
Os sanitaristas são profissionais graduados em Saúde Coletiva que exercem funções essenciais para a saúde da população. Eles atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde. Sua expertise se tornou ainda mais crucial nos últimos anos, em meio às diversas controvérsias relacionadas à saúde no Distrito Federal, em especial a pandemia de Covid-19.
Ano passado, os profissionais conquistaram uma vitória: a Lei Federal 14.725/2023 regulamentou a profissão de sanitarista, reconhecendo formalmente suas atribuições e responsabilidades.
O mandato da deputada Dayse Amarilio acompanhou de perto a tramitação e aprovação da matéria no Congresso e comemorou junto dos profissionais. Segundo Dayse Amarilio, que é enfermeira obstetra e especialista em saúde da família, “fortalecer a Saúde Coletiva e valorizar os sanitaristas, possibilita que construamos um sistema público de saúde mais justo, eficaz e sustentável para o Distrito Federal”.