O grupo Sleeping Giants Brasil, conhecido por intimidar empresas na internet para cancelar propagandas em veículos de comunicação, acionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para assumir uma investigação, atualmente a cargo da Polícia Civil de São Paulo, que apura suposta prática do crime de difamação contra a emissora Jovem Pan.
O objetivo, dizem os seus alvos, é inverter os papéis do caso, de modo que a rádio saia da condição de vítima e passe a figurar entre os inúmeros alvos do ministro que promoveriam “ataques à democracia”.
A investigação em curso foi instaurada no dia 3 de janeiro, a pedido da Jovem Pan, pelo delegado André Junji Ikari, da Divisão de Crimes Cibernéticos.
O foco é descobrir os responsáveis e financiadores do Sleeping Giants, e analisar se podem ser punidos pela campanha difamatória iniciada por eles em dezembro contra a emissora.
Os senadores Plínio Valério e Jorge Kajuru, denunciaram o grupo no plenário. Plínio Valério comentou que “asfixiar economicamente veículos de comunicação é algo próprio de ditaduras, de governos de força”.