Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Governador do DF vai a São Paulo conhecer uma Parceria Público-Privada (PPP) no setor de habitação

Arquivo Geral

24/01/2019 7h00

Foto: Rayra Paiva Franco/Cedoc/Jornal de Brasília.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) não teve agenda em Brasília ontem porque estava em São Paulo conhecendo uma Parceria Público-Privada (PPP) no setor de habitação. Também ontem, outra PPP era discutida pelo governo do DF, mas em Brasília mesmo e pelo vice-governador Paco Britto (Avante, foto), que recebeu representantes da China Railway Construction Company (CRCC) para tratar de parcerias no campo de mobilidade. A nova gestão já havia avisado que esse modelo de concessão era seu preferido para investir na cidade a custo (e trabalho) menor.

E vem mais

No caso de Britto, ele contou com o reforço de secretários como Pedro Rodrigues, da pasta de Relações Internacionais, para iniciar tratativas sobre captação de investimentos para alavancar projetos locais. O vice-governador disse querer que a China “se torne um dos principais parceiros comerciais do DF” e citou obras, a exemplo da Transbrasília, e locais a serem revitalizados, como o Shopping Popular, como possíveis beneficiados pela parceria. O vice se empolgou e ainda comentou sobre a chance de o Hospital do Guará, Parque da Cidade, Zoológico de Brasília, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Metrô-DF e até o VLT receberem o trato chinês.

Longe da polêmica

Na semana passada, um grupo de deputados federais eleitos, entre eles Luís Miranda (DEM), representante do DF, foi à China para conhecer a tecnologia de reconhecimento facial deles e só não foram chamados de bonitos nas redes sociais por seus eleitores. Tudo porque o guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho, chamou os futuros parlamentares de caipiras, sugerindo que tudo não passava de uma maquinação comunista para se infiltrar no Brasil. Tanto Miranda quanto os demais estão até hoje pedindo desculpas aos bolsonaristas que se ofenderam. O governo do DF, contudo, sabe que nada desse episódio poderá respingar na administração local.

Bom humor

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, costuma sofrer saias justas ao ser mencionado em solenidades e em notas de agências, de maneira geral. Mais de uma vez ele foi chamado de Okamoto, Okemoto, e variantes. Sorte que ele costuma levar tudo com bom humor e nunca se manifestou sobre isso.

Sorriso largo

Uma das principais características do novo titular da pasta é seu sorriso. Sempre presente, constante, não importa o contexto, ele está sempre lá, esbanjando alegria. Durante o lançamento do “SOS Segurança”, há duas semanas, o próprio governador Ibaneis se referiu ao aliado como o “sorridente secretário de Saúde”.

Mudou pra chegar

O candidato a deputado federal em 2018, Joaquim Roriz Neto (Pros), foi nomeado ontem titular da Subsecretaria de Ações Comunitárias (leia mais na página 6) e ontem mesmo já anunciou possíveis mudanças. Ele quer que o nome seja alterado para Subsecretaria de Assistência à Comunidade e espera discutir, até sexta-feira, possíveis ajustes na estrutura proposta. Atualmente, por exemplo, o programa Picasso Não Pichava faz parte da sua pasta, e isso pode não continuar.

Em construção

Junto a Roriz Neto, 13 pessoas foram nomeadas para a estrutura de sua subsecretaria. Ele esperava uma reunião com o vice-governador Paco Britto, ontem ainda, para definir se seus funcionários dividirão o espaço do Buriti com a Secretaria de Atendimento à Comunidade, comandada por Severino Cajazeiras, e quais projetos prioritários seriam colocados em prática. “ Estou ansioso para ir à rua”, garantiu.

Pediu primeiro

Segundo Roriz Neto, ”faz tempo” que ele estava de olho em ter alguma função na pasta de Cajazeiras. “Desde que o Ibaneis criou essa secretaria nova eu tinha muito interesse, me lembra muito as atitudes que meu avô (Joaquim Roriz) tomava enquanto governador”, justifica. Para ele, a missão é criar algo que seja aproveitado em um largo horizonte.

O meio e o ambiente

O secretário do Meio Ambiente Sarney Filho se encontrou com os distritais Eduardo Pedrosa (PTC) e Leandro Grass (Rede) para, advinhem, falar sobre o meio ambiente. Menos redundante que o tema foi um dos tópicos principais das reuniões: o Hospital Veterinário Público (HVEP). Ficou acordado que os dois parlamentares vão destinar parte de suas emendas para o local.

Metas traçadas

Sarney Filho foi além e anunciou que o programa SOS Parques, seguindo a nomenclatura dos projetos de revitalização do restante do governo, terá nove metas para todos os parques da capital, no que ele chamou de prioridades transversais. Segundo ele, itens como limpeza, poda, recuperação de equipamento, banheiros e segurança estão elencados.

Facilitar sem flexibilizar

O secretário ainda reafirmou seu compromisso de gestão de facilitar obtenção de licenciamento ambiental sem que isso implique em risco à natureza. A lógica é priorizar análise de pedidos de empreendimentos com potencial para gerar empregos sem perder o rigor do processo. “Estamos vendo também a questão dos postos de gasolina, dos pneus, com logística reversa, então são ações dentro dessa agenda que vamos tocar”, disse.

Cineminha

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Fazenda Paulo Guedes se preparavam para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, aproveitou o fim de semana para pegar um cineminha no shopping Pier 21. No último sábado (18), ele estava na fila de espera, por volta das 16h, e ainda atendeu a algumas pessoas, com selfies e conversas, antes de entrar para sua sala.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado