Por outro lado, também é possível reconhecer o Alberto Fraga de sempre. O deputado brasiliense lembrou na tribuna que “quando o Presidente Lula se elegeu, recebeu o País com 22 Ministérios, mas a sanha do PT de criar Ministérios, criou 39 Ministérios. Agora, atolado de dívida até o pescoço, não sabe o que fazer, já anunciou cortes na educação, já anunciou cortes na saúde”.
Presumivelmente, Fraga quis especialmente falar no corte do Ministério da Defesa. Para ele, “as Forças Armadas do Brasil já estão sucateadas há muito tempo; há muito tempo e basta ver que o Presidente Lula já anunciou que quer comprar um novo “Aerolula”.
De acordo com Fraga, “os caças, os aviões que transportam os Ministros, todos já ultrapassados. As Forças Armadas, o Exército Brasileiro, está com o orçamento de cinco anos atrás. Está defasado”. E aí o Presidente Lula, demonstrando um tipo de revanchismo, anuncia o corte de 6 bilhões do Ministério da Defesa. Para Fraga, isso “quer dizer, parece até que ele quer que a Venezuela invada aqui o Brasil, o Peru, porque, dos Exércitos da América do Sul, o pior que existe é o brasileiro e ao invés de dar investimento, o governo está fazendo cortes que vão prejudicar demais as Forças Armadas no nosso País”.
Menos horas de trabalho
Já o também brasiliense Reginaldo Veras defendeu a redução do horário de trabalho alegando que “as experiências do mundo mostram que essa redução de jornada de trabalho, além de garantir mais dignidade ao trabalhador, gera um aumento da produtividade, mostrando claramente que não há impacto nas finanças das empresas”.
De acordo com Veras, os deputados que votaram contra a taxação das grandes fortunas são os mesmos que questionam redução de horários, proposta de emenda constitucional que procura garantir dignidade aos trabalhadores.
Veras baseou sua argumentação em uma certa ONG intitulada 4 Day Week Global segundo a qual vários países do mundo, entre eles Reino Unido, Islândia, Portugal e Espanha, incentivando as empresas a adotarem a jornada de quatro horas de trabalho para três de lazer. Como resultado, em geral, houve aumento da produtividade, assegurou Reginaldo Veras.