Candidato a reeleição neste ano, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) critica a ingratidão do governador Rodrigo Rollemberg e diz que, graças às dicas que ele mesmo deu ao atual gestor, de remanejar parte dos recursos do Iprev, o DF vive situação diferente dos estados falidos. “Portanto, o PT tem credencial, tem serviço a ser mostrado na saúde, educação, transporte e habitação, para novamente governar o DF; não tem ninguém em Brasília com mais credencial que a gente”, dispara o petista, ao comentar as eleições que se avizinham.
Tem deputado ameaçando não votar a emenda ao orçamento, no dia 15, se o Governo do DF não cumprir com a promessa de repassar a segunda parcela do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) às escolas públicas. O senhor concorda?
Fizemos um acordo com o governador para votar a emenda ao orçamento no dia 15. Conversei com o secretário da Fazenda (Wilson de Paula) e com o governador Rodrigo Rollemberg e eles me garantiram que pagam (a segunda parcela do Pdaf) até o dia 15. Tenho a palavra dos dois. Em sendo pago, não tem porquê não votar a emenda, já que foi feito um acordo. Então, é só o governador cumprir a parte dele e eu cumpro a minha.
O senhor é candidato à reeleição neste ano?
Sou candidato a reeleição. Tem muita gente querendo que eu vá para o Senado, outros até sugerem que eu saia para o governo. Mas sou candidato a reeleição e quero continuar meu trabalho. Política, para mim, não é profissão. Portanto, quero continuar com o mandato de deputado distrital.
Como o PT se organiza para a disputa? Como o senhor enxerga a situação do partido no DF, após a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz, que nem sequer ao segundo turno conseguiu chegar?
Temos uma situação vivida no Brasil em que os estados estão falidos. Rio de Janeiro, que foi administrado pelo PMDB a vida inteira; Minas Gerais, que o PSDB faliu e, agora, o PT está tentando consertar; Rio Grande do Sul, que também foi falido pelo PSDB e pelo PMDB; e, agora, o Rio Grande do Norte… Apesar de toda a falácia do Rollemberg de que o Estado estava falido, o DF hoje está em situação muito melhor. E, se não fosse eu falar com ele sobre o remanejamento dos recursos do Iprev, o DF estaria em situação idêntica ao Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Fomos nós que salvamos a administração de Rollemberg. Portanto, o PT tem credencial, tem serviço a ser mostrado na saúde, educação, transporte e habitação, para novamente governar o DF; não tem ninguém em Brasília com mais credencial que a gente.
O governador Rodrigo Rollemberg tem usado o discurso de que graças a um governo austero e responsável conseguiu colocar Brasília nos trilhos novamente, com claras críticas à gestão petista, mas o PT sempre ajudou o governo dele na Câmara Legislativa e ele até reconhece isso. Como é essa relação?
Eu não faço oposição a Brasília, faço oposição a um governo. Portanto, o que eu acho que é feito em benefício da população do DF, eu voto. E eu voto não é esperando reconhecimento dele, até porque ele tem sido mal-agradecido com a gente. Agora, eu lamento que, mesmo com toda a ajuda, Brasília ainda está parada. Desempregou nunca foi tão grande e a saúde e a segurança estão um caos, tudo piorou. Por onde eu ando, nas ruas do DF, tem muita gente que está com saudade do Agnelo.