Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Flávia Arruda trabalha pelas gestantes na Câmara dos Deputados

Projeto exige o afastamento de grávidas do trabalho presencial durante a pandemia, sem prejuízo no salário

Redação Jornal de Brasília

01/09/2020 9h13

Por Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) atuou para a aprovação pela Câmara, na última semana, do projeto que exige o afastamento de grávidas do trabalho presencial durante a pandemia, sem prejuízo no salário.

Menos riscos – “Esse projeto representa menos riscos para mães e seus bebês em uma das fases mais importantes da vida e o consideramos de extrema necessidade para as mulheres neste período de pandemia”, ressaltou a parlamentar.

Merenda

A decisão do secretário de Educação do DF, no final de semana, de revogar o pregão da licitação da merenda escolar não passou em branco para o deputado distrital Chico Vigilante (PT), que foi um dos primeiros a mencionar problemas na licitação e a pedir a revogação.

‘Bom-senso’ – “Alertei o GDF de que era um processo viciado, conduzido por um lobista de São Paulo e que levava à corrupção. Agora, os trabalhadores rurais da agricultura familiar do DF e minhas queridas merendeiras estão com o emprego garantido. Foi uma vitória do bom-senso”, disse, satisfeito, o distrital.

Aviso

O deputado distrital João Cardoso (Avante) está animado com a sanção da lei de sua autoria que torna obrigatória a afixação de aviso na parte externa de todos os coletivos avisando que funcionam com sistema de bloqueio de portas. O objetivo é facilitar a comunicação dos motoristas com os passageiros e protegê-los de possíveis assaltos.

Segurança – “Parece um aviso simples, mas é de grande importância para os rodoviários brasilienses. Sou filho de rodoviário e tenho filhos que utilizam o transporte público diariamente para irem à escola. Sei da importância de garantirmos mais segurança no sistema para todos”, afirmou ele.

Na Unimed

Informações internas do sistema Unimed apontam para um racha e para a possibilidade de ser reeditada uma nova cisão no grupo, em termos semelhantes à que foi observada na década de 90. Em tempo: a Unimed tem hoje mais de 100 mil médicos cooperados e 18 milhões de beneficiários em todo o Brasil.

Sucessão – Tudo acontece porque, segundo essas fontes, enquanto as operadoras de planos de saúde avançam em modernos modelos de negócio, fusões e aquisições, a Unimed tem se preocupado mais com seu processo sucessório, marcado para março de 2021, em vez de tratar dos interesses dos cooperados e clientes.

Reconhecimento

O deputado distrital Hermeto (PSDB) sugeriu recentemente que os Policiais Militares do DF mortos pela covid-19 recebam a chamada promoção post mortem, indicada para reconhecimento dos profissionais que falecem no cumprimento do dever. Quer, também, que eles tenham status de heróis.

Todos os dias – Segundo Hermeto, até a última semana foram confirmados 1.199 casos de covid entre os PMs do DF, sendo nove mortes. “Estes profissionais que faleceram de covid foram pessoas que se arriscaram para salvar vidas todos os dias desde o início da pandemia, sem direito a qualquer tipo de isolamento social”, explicou o distrital.

Compete Brasília

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos – DF) comemorou nas redes sociais o andamento do programa Compete Brasília, criado por meio de lei distrital de sua autoria, que concede passagens aéreas e terrestres, hospedagem e alimentação aos atletas do DF.

Desempenho – “Fico muito feliz em contribuir para o desenvolvimento do esporte na capital do país. A criação desse mecanismo de apoio foi fundamental para ajudar a manter e melhorar o desempenho dos atletas que nos representam em competições”, afirmou, recentemente.

Inovação

A Secretaria de Esporte e Lazer trouxe uma inovação ao campo de futebol do Bezerrão. Na final do Candangão, entre Gama e Brasiliense, sábado (29), foram colocadas faixas que destacam a luta contra o preconceito e a violência contra as mulheres e também o uso de máscaras neste momento de epidemia.

Elogios

Durante audiência da comissão de Economia da Câmara Legislativa do DF (CLDF) que aprovou os nomes de Carlos Fernandes e Alecxsandra Braga para os cargos de diretores, respectivamente, da BRB Crédito Financeiro e da BRB Distribuidora de Títulos, o deputado Agaciel Maia (PL) elogiou muito os dois executivos.

‘Funções complexas’ – Relator do projeto que resultou na condução deles para os cargos, Maia destacou a experiência dos dois, que considera “substancial em funções estratégicas complexas em instituições financeiras”. Disse, ainda, que ambos possuem “profundo conhecimento das operações de banco e mercado de capitais e em ambientes de negócios e regulatórios”.

Distritais e UnB

A eleição para a reitoria da UnB este ano contou com o apoio de vários deputados distritais aos representantes das quatro chapas que disputaram o pleito. E o resultado foi comemorado, neste fim de semana, em especial pelos deputados distritais Arlete Sampaio e Chico Vigilante, ambos do PT.

‘Corajosa’ – Arlete disse nas redes sociais que Márcia Abrahão, a reitora reconduzida ao cargo, teve seu trabalho bem avaliado e aprovado, numa vitória merecida. Já Vigilante destacou que Márcia fez uma gestão corajosa, em meio às crises políticas e orçamentárias observadas na universidade.

Lista – A chapa de Márcia teve 54,01% do total de votos e será levada à próxima reunião do conselho universitário. Como de praxe, será elaborada uma lista tríplice para o Ministério da Educação, para posterior escolha e nomeação dos novos gestores. A expectativa, porém, é que sejam escolhidos os eleitos pela comunidade acadêmica.

Sem ‘Ana’

Um julgamento que está na pauta da 4ª Turma do STJ hoje promete dar o que falar. É de uma mulher no Distrito Federal chamada Ana Luiza, cujo sobrenome está protegido pelo sigilo. A moça pede a exclusão do prenome “Ana” argumentando que a constrange, por ter sido escolhido pelo pai que a abandonou quando criança.

Insistência – A autora da ação tinha conseguido retirar o nome mediante decisão em primeiro grau, mas um recurso do Ministério Público levou à mudança de posição no Tribunal de Justiça do DF. Ela, então, insistiu em recorrer junto ao STJ. Se a mudança for aceita, pode abrir um precedente para facilita a vida de pessoas com vontade semelhante.

Plantios

Justamente no período de florada dos ipês em Brasília, a Novacap divulgou como meta de plantio para o biênio 2020/2021 do seu Departamento de Parques e Jardim mais de 120 mil árvores no DF. Destas, 18 mil são frutíferas e 40 mil são ipês.

Floresta urbana – Segundo a Novacap, 2 mil mudas desse total já têm destino certo: serão plantadas ao longo dos 11 quilômetros da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG). “Queremos atender a demanda de uma floresta urbana com suas peculiaridades”, explicou o técnico Raimundo Silva, da companhia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado