Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Executivo do DF planeja mais cargos para os Distritais

O PLC nº 21 tratado ontem pela coluna entra como possibilidade de melhora na articulação

Marcus Eduardo Pereira

06/11/2019 5h00

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Lucas Valença
[email protected]

Com descontentamento na base aliada, o Executivo local já planeja aumentar o número de cargos a serem distribuídos aos distritais. Dos cerca de 17 mil comissionados à disposição do governo, em torno de 800 estão cedidos a indicações de parlamentares, número inferior ao de outras gestões. O PLC nº 21 tratado ontem pela coluna entra como possibilidade de melhora na articulação.

Emendas insuficientes

Integrantes da base também têm reclamado do pagamento das emendas impositivas. Deputados começam a desconfiar que, quanto mais agressivos ao Buriti, mais recursos recebem. Tirando os deputados em posições estratégicas, como o presidente da CLDF, Rafael Prudente, ou o presidente da CCJ, Reginaldo Sardinha, oposicionistas lideram a execução.

Tiro ao alvo

Desta vez, o projeto alvo do descontentamento deve ser o que permite a construção de UPAs pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges). Até que o clima seja amenizado, o projeto não deve ser pautado pela Mesa Diretora.

Migalhas à secretaria

O PL do governo chegou à Casa legislativa depois que o MP ressaltou que apenas a Secretaria de Saúde, gerida por Osnei Okumoto (foto), poderia promover as obras. Sete UPAs já foram anunciadas pela atual gestão, sendo a primeira a ser construída em Brazlândia. É preciso lembrar que pouco tem ficado com a pasta palaciana.

Balanço positivo

O próximo balanço da CEB, que será fechado no dia 12 de novembro e apresentado à sociedade no dia 15, deve trazer alguns números favoráveis da empresa pública. O custo de pessoal deve apresentar queda, assim como o índice de inadimplência. O relatório também deve trazer a informação de que as dívidas com os fornecedores foram pagas.

Energia azulada

Os indicadores parecem ter animado os funcionários que acreditam na reversão do processo de privatização anunciada pelo Executivo local, já que aguardam um resultado azul da CEB no fim do exercício. Estes entendem que a Ebtida (índice de qualidade regulatória da Aneel) deve vir próximo do exigido.

Corrida contra o tempo

Para que o GDF continue sem processo de extinção da concessão da CEB, o resultado deve alcançar um valor em torno de R$ 120 milhões de sanidade fiscal.

Conflito político I

Ontem circulava nos corredores do parlamento local um suposto áudio da ex-esposa do distrital Hermeto (MDB), onde ela afirmava que entrava em contato com cinco mil mulheres para uma manifestação. O suposto áudio contrastava com a presença de cinco ou seis pessoas que se mobilizavam em frente à CLDF ontem com o dizer #SomosTodasVanusa.

Conflito político II

Procurada pela coluna, Vanusa Lopes garantiu que o áudio não dizia respeito a esta manifestação, mas a um protesto antigo com relação aos homicídios supostamente praticados por Marinésio Olinto, acusado de ter praticado crimes em série.

Conflito judicial

O conflito entre Hermeto e a ex-mulher tende a durar não só nos corredores políticos, mas nos tribunais da cidade. Os advogados do distrital entraram com um pedido contra a medida protetiva dada pelo Judiciário local à ex-esposa, que acabou sendo negada pelo juízo.

Lembrança sem homenagem

Aprovado em dois turnos pela Câmara Legislativa, o PL do distrital Fábio Felix (Psol) que proíbe a homenagem a torturadores ou violadores dos Direitos Humanos em espaços públicos não deve afetar obras já nomeadas com nomes de agressores.

Segunda ponte em foco

Para a retirada de logradouros já nomeados, leis específicas devem ser criadas. É o que deve acontecer com o nome da segunda ponte, que faz homenagem ao ditador Costa e Silva, do regime militar brasileiro. Um debate neste sentido será provocado pela oposição. No passado, o Judiciário local já impediu a retirada do nome.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado