A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa acaba de aprovar decreto legislativo que concede os títulos de Cidadão Honorário de Brasília post mortem a Rubens Paiva e Eunice Paiva.
A proposta é de autoria do distrital Fábio Felix, do PSOL. Com isso, a Câmara reconhece a trajetória de Rubens Paiva, engenheiro e ex-deputado federal cassado pelo regime militar, e de sua esposa, Eunice Paiva, advogada e referência na luta pelos direitos humanos no Brasil.
Fábio Felix ressaltou que Rubens Paiva, preso em 1971 por agentes da repressão, tornou-se um dos símbolos dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar. Sua morte foi confirmada décadas depois, a partir de investigações oficiais.
O parlamentar lembra ainda que Eunice Paiva dedicou sua vida à busca por justiça e memória, atuando em defesa dos direitos dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, além de se engajar em outras causas sociais.