Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Erika Kokay comemora a aprovação de MP

“A gente não precisa só de pão, neste momento em que a barbárie invade as nossas casas. Cultura é coisa de gente também…”

Redação Jornal de Brasília

30/07/2020 7h22

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) comemorou a aprovação da Medida Provisória que regulamenta os prazos da Lei Aldir Blanc, que prevê ajuda aos artistas neste período de pandemia. O projeto, que a teve como uma das incentivadoras, segue agora para sanção.

Não só pão – De acordo com Erika, “o setor cultural finalmente poderá ter acesso ao auxílio emergencial da cultura”. “A gente não precisa só de pão, neste momento em que a barbárie invade as nossas casas. Cultura é coisa de gente também, quando choram tantas pessoas pelos quase 90 mil mortos pela covid no país”, afirmou.

Covid no Bigbox

Informações precisas, confirmadas por pessoas de vários setores, dão conta que o empresário Mario Habka, dono da rede Big Box, e sua mulher, Patrícia, estão com covid-19. Sendo que Mario, em situação mais grave, está internado na UTI de um hospital de Brasília.

‘Gripezinha’ – Evangélico e apoiador de Jair Bolsonaro, o casal se posicionou fortemente nos últimos meses, junto aos trabalhadores do Bigbox, de modo a desacreditar a doença e defendendo o uso da cloroquina para quem sentisse qualquer sintoma. Amigos próximos contam que a família está escondendo a internação.

Cinemateca

A decisão do governo de transferir a cinemateca de São Paulo para Brasília, que foi criticada esta semana por vários parlamentares, conta com o apoio forte do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que sugere sua instalação no CCBB.

Parceria – Izalci é da opinião que o acervo seria bem cuidado na capital do país e que a transferência de mais de um milhão de documentos, fotos e rolos de filmes da produção audiovisual do Brasil poderia ser feita com o apoio da iniciativa privada.

Acervo – A Cinemateca tem um dos maiores acervos sobre a área da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros.

Debate próprio

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) afirmou que como não está sendo convidada para participar de debates que têm sido feitos por alguns colegas em reservado sobre o projeto das fake news, ela mesma vai realizar suas próprias programações.

PL 2630 – Bia está montando lives para debater o assunto com a presença de especialistas em mídia digital, juízes federais, deputados e senadores. O foco do debate é o Projeto de Lei 2630, em tramitação da Câmara dos Deputados, aprovado pelo Senado.

Campanha

A CUT Brasília está totalmente engajada na campanha nacional da Central, de orientação aos trabalhadores, profissionais de saúde e sindicatos sobre a atuação em que casos de covid-19 forem detectados no ambiente de trabalho.

Manual – A Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores, da qual a CUT faz parte, elaborou um manual onde explica os procedimentos para que os direitos desses trabalhadores sejam garantidos.

‘Doença de trabalho’ – “O contágio e adoecimento dos trabalhadores que precisam sair para trabalhar devem ser considerados como doença relacionada do trabalho”, diz Madalena Silva, secretária de Saúde do Trabalhador da CUT.

Incremento

O SindSaúde-DF pediu à Secretaria de Saúde do DF que os servidores da Saúde com atuação direta no atendimento dos pacientes infectados pela covid tenham incremento de 50% na remuneração do chamado Trabalho em Período Definido (TPD).

‘Lado sombrio’ – No pedido, a presidente Marli Rodrigues afirma que, com o avanço da pandemia, intensificou-se a necessidade de valorização das categorias. “São esses trabalhadores que lidam com o lado mais sombrio e perigoso da doença”, destacou Marli.

Maus-tratos

A Câmara Distrital realiza, hoje live com os deputados distritais Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB) sobre as ações do Legislativo do DF para combater os maus-tratos aos animais no Distrito Federal. Segundo Donizet, os casos têm crescido durante a pandemia.

Necessidade – Já Vilela destaca a importância da conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais. Além disso, as recentes denúncias de criação de animais silvestres e exóticos em cativeiro ampliaram a necessidade desse debate. Será às 17h e pode ser acompanhado pelo site da CLDF ou pelo You Tube.

Andamento de obras

Com as votações suspensas na Câmara Legislativa, a deputada distrital Jaqueline Silva (PTB) solicitou informações sobre o andamento das obras em execução e projetos para os quais destinou recursos. A parlamentar quer acompanhar as etapas dos processos e os cronogramas de execução.

“De perto” – Segundo Jaqueline, o trabalho vai além da destinação de recursos. “É preciso dar transparência ao que está sendo feito”, disse. Dentre as ações, a parlamentar destaca a pavimentação da Vicinal 371 e obras diversas nas Regiões Administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas.

Supera-DF

O Banco de Brasília (BRB) decidiu prorrogar o programa Supera-DF, lançado em março com o objetivo de oferecer aos seus clientes – pessoas físicas e jurídicas – soluções para minimizar os impactos econômicos provocados pela crise do coronavírus. Com a decisão, o programa segue agora até 30/09.

R$ 2,7 bilhões – Previsto inicialmente para durar apenas três meses, o Supera-DF, conforme a entidade financeira, já movimentou R$ 2,7 bilhões, quase três vezes acima do valor programado. “A prorrogação é mais um sinal claro do nosso empenho”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, em referência à continuidade da pandemia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado