Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Eleições: candidatura coletiva à prefeitura de Águas Lindas capitaneada por cinco mulheres

“Temos 45 dias para mostrar nossa disposição, coragem, capacidade e vontade de transformar e mudar a cidade”, dizem elas

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 8h03

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

Os eleitores de Águas Lindas (GO), localizada na divisa com o DF, contam com uma novidade nas eleições deste ano: uma candidatura coletiva à prefeitura do município capitaneada por cinco mulheres (foto). “Temos 45 dias para mostrar nossa disposição, coragem, capacidade e vontade de transformar e mudar a cidade”, dizem elas.

Majoritária – A experiência do município goiano é uma das raras no cenário de eleições majoritárias. Das cinco candidatas, Maria Cristina e Edilma Lima são professoras. Sergiana do Nascimento é terapeuta popular. Claudinéia di Lopes é empregada doméstica, e Kenya Benigno é consultora de vendas.

Frente

Já está funcionando, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), a Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+. É integrada por Fábio Felix (PSOL), Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (Rede), Chico Vigilante (PT), Reginaldo Sardinha (Avante), Reginaldo Veras (PDT), Claudio Abrantes (PDT) e Júlia Lucy (Novo)

Diversidade – “Vamos construir um espaço de promoção da diversidade dentro do Poder Legislativo do DF. A CLDF precisa ouvir os anseios e demandas das pessoas LGBTI+ e se tornar referência no enfrentamento ao preconceito”, afirmou Fábio Felix, autor da proposta. Segundo ele, a Casa já recebeu, este ano, 17 denúncias de LGBTofobia.

Multas

O Detran/DF poderá ser obrigado a divulgar demonstrativo sobre recursos arrecadados com a aplicação de multas de trânsito. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 450/2019, do deputado Chico Vigilante (PT), aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da CLDF.

Informações – Conforme o texto, a divulgação deverá ser feita trimestralmente, com informações sobre o valor total autuado, valor efetivamente arrecadado, valor total arrecadado mensalmente, valor total arrecadado por RA, número total de multas de trânsito aplicadas, e destinação dos recursos.

Feminicídio

A CPI do Feminicídio, da CLDF, vai apresentar na próxima sexta-feira (09), às 10h, um relatório parcial das atividades desenvolvidas pela comissão até agora e um informe temático sobre violência contra meninas e mulheres no contexto de pandemia.

Ao vivo – Movimentos de mulheres, especialistas sobre o tema e autoridades públicas também serão ouvidos na reunião, que será realizada de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Legislativa do DF no YouTube.

Casarão

A derrubada de um casarão em Planaltina – cidade que se destaca pelo caráter histórico de muitas de suas edificações – foi lembrada pelo líder do governo na CLDF, Cláudio Abrantes (PDT).

Fundo – Abrantes, que mora na cidade, cobrou a responsabilidade dos órgãos públicos na ação e chamou a atenção para o fato de a Câmara Legislativa ter aprovado a criação da Fundação do Patrimônio Cultural do DF, que ainda não saiu do papel.

Cobrança – Ele sugeriu que a Frente Parlamentar da Cultura e a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF manifeste-se oficialmente junto ao governo quanto à correção do projeto de lei.

Duplicação

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) esteve no Ministério da Infraestrutura para tratar de projetos da pasta para a região Centro-Oeste. Como coordenadora da bandada do Distrito Federal, Flávia cobrou o andamento da duplicação da BR-080, rodovia que liga Taguatinga a Brazlândia.

Segurança – “Essa relação de parceria é fundamental. Já destinei recursos para o projeto, estive no DNIT , no DER e na Casa Civil para falar sobre a obra e sigo junto com os moradores buscando uma solução definitiva. É preciso dar segurança para as milhares de pessoas que transitam por lá”, declarou a parlamentar.

Fortalecimento

É grande a repercussão, entre a bancada do Distrito Federal, da troca de cadeiras promovida pelo governador Ibaneis Rocha nos últimos dias, como estratégia para colocar no governo nomes indicados por políticos e, dessa forma, fortalecer sua base aliada no Congresso e na CLDF.

Trocas – Foram sete as mudanças feitas até agora, que passaram pelas secretarias do Sistema Penitenciário, Desenvolvimento da Região Metropolitana, Corpo de Bombeiros e pela criação de uma pasta nova, a secretaria da Família. Também foram substituídos os titulares das administrações regionais do Sol Nascente, Cruzeiro e Sudoeste

Pesquisa

Para entender como a pandemia impacta a vida das mulheres no Distrito Federal, pesquisadoras do Observatório Amar.é.linha, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília, deram início ao projeto intitulado “Cartografia da Covid-19”, a partir da notificação de mulheres no DF.

Cartografia – Com base em dados oficiais sobre a pandemia, a equipe vai observar e mapear o percurso da doença para compreender como a crise sanitária incide de maneira desigual em homens e mulheres. A ideia é fazer uma cartografia do comportamento de transmissão do vírus nas regiões administrativas.

Fundo partidário

A quarta turma do STJ julga hoje recurso apresentado pelos diretórios do PT e do MDB no DF contra bloqueio de valores que os dois partidos alegam ser do Fundo Partidário e que foi constrito para pagamento de dívida com gráfica.

Propaganda – O bloqueio de seu deu porque se concluiu que o crédito decorreu de despesas de serviços de propaganda eleitoral, cujo pagamento pode ser feito pelo mencionado fundo. Os partidos porém, sustentam que o fundo partidário é impenhorável.

Tempo quente

Mesmo com a retração no consumo causada pela pandemia, as vendas de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores subiram 14% no Distrito Federal em setembro, contra 11% do mesmo período em 2019, informou o Sindicato do Comércio Varejista do DF, Sindivarejista. A causa disso: o forte calor das últimas semanas.

Refresco – Segundo o presidente da entidade, Edson de Castro, a procura por freezers e geladeiras também aumentou 5% em razão das altas temperaturas. “Como a pandemia está mantendo em casa milhares de pessoas em teletrabalho, elas buscam elevar a qualidade de vida e compram esses aparelhos para enfrentar o período”, contou.

Montadora

O empresário cearense Antonio Souza, dono da CAB, empresa de jipes elétricos voltados para uso na área corporativa, confirmou para dezembro a inauguração da sua montadora em Brasília, que será polo de vendas para o Centro-Oeste.

Sessenta – Ele disse que combinou com o governador Ibaneis Rocha de apresentar 60 jipes para marcar a data. O número é uma homenagem à capital, que fez 60 anos em 2020, e ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck, que a inaugurou em cima de um jipe.

Burocracia – “Enquanto em alguns estados fomos vencidos pela burocracia, em Brasília encontramos todo o apoio necessário do Executivo. Assim que ganhamos a licitação, em menos de 60 dias recebemos uma área para instalar a montadora”, afirmou ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado