Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Ela voltou! E diz que picareta não é

Arquivo Geral

05/10/2016 7h00

Josemar Gonçalves

Aguardada desde que a Operação Drácon foi deflagrada, a deputada distrital Liliane Roriz (PTB) foi ontem à Câmara Legislativa. E usou a tribuna para se defender das acusações dos colegas – e até das indiretas da colega Celina Leão (PPS), que falou antes da filha de Joaquim Roriz. Ela aproveitou o tempo para dizer que não é picareta. “Ser correto, para mim, é não ser picareta, que, conforme diz o dicionário, significa ‘quem procura aproveitar-se dos outros, através de enganos ou mentiras’. Isso eu tenho o orgulho de nunca, jamais ter feito”, disse Lili aos colegas.

Ricardo Vale quer investigar

Apesar do discurso, um dia depois de o corregedor da Casa – deputado Rafael Prudente (PMDB) – recomendar o arquivamento do processo de cassação contra ela, a batata dela está assando, como dizem por aí. O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Ricardo Vale (PT), disse que vai defender que o colegiado decida pela continuidade do processo de investigação da deputada.

Em duas semanas

A Comissão de Ética se reúne no dia 19, extraordinariamente, para tratar do assunto. O processo, que chegou na segunda-feira da Corregedoria, deve ser analisado pelos demais membros do colegiado – Wellington Luiz (PMDB), Lira (PHS), Agaciel Maia (PR) e Telma Rufino (sem partido). Vale, no entanto, já sabe como votará. “A Câmara não deve ter receio de investigar denúncias contra deputados”, observou o petista.

Vovô Rodrigo

Vai ser vovô pela segunda vez o governador Rodrigo Rollemberg. A primogênita, Gabriela Rollemberg, está à espera de Rafael.

STF decide se Flamengo é hexa

Caberá a um flamenguista decidir, com 29 anos de atraso, se o Flamengo será hexacampeão nacional. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso deve dar em algumas semanas sentença em recurso relativo à Série A do Campeonato Brasileiro de 1984. Outro flamenguista, o também ministro Marco Aurélio de Mello, decidiu que o título caberia ao Sport, que faturou a Série B e, por um estranho dispositivo do regulamento, deveria definir o campeonato com o vencedor da Série A, o Flamengo. Tanto o Fla quanto seu vice, a Internacional, recusaram-se. Ao dar ganho de causa ao Sport, Mello expôs-se a represálias. Ameaçaram até cassar seu título de sócio do Flamengo. Veio recurso. Barroso está concluindo seu voto.

Vem aí o 36º partido

Também está perto de sentença definitiva a criação de um certo Partido do Servidor Público e Privado Nacional. Se o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovar, será o 36º partido do País. A questão só não foi votada ontem porque os ministros resolveram dar prioridade ao julgamento de recursos relativos às eleições do último domingo.

Impugnados e prioritários

Nada menos do que 591 candidatos recorreram ao plenário do TSE sobre a impugnação de registro – e, por tabela, de votos. O Tribunal dará prioridade aos candidatos que receberam votação capaz de definir o resultado final – como os vencedores ou os que podem decidir se haverá segundo turno.

Plano para enfrentar a crise

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa do DF faz levantamento dos projetos que tratam de utilização e preservação dos mananciais de água no DF em tramitação na Casa. O objetivo é a reunir propostas que auxiliem na elaboração de um plano de contingência para evitar que a população sofra novas crises de abastecimento. “Nós não podemos esperar o agravamento da crise hídrica para irmos atrás de soluções”, afirma Cristiano Araújo (PSD), presidente do colegiado.

Mal chegou….

Alessander Capalbo reuniu a equipe na Administração Regional do Paranoá, ontem, para avisar que pediu exoneração do cargo. Ele, que deixou o Itapoã há menos de um mês, disse estar “de saco cheio” do fatiamento do órgão entre deputados distritais. Foi pessoalmente ao Palácio do Buriti e ouviu um pedido de “guenta aí”, mas já garantiu aos servidores da administração – que ele nem sequer um nomeou – que a decisão é irreversível.

… E já vai

Capalbo destacou que a decisão dele de deixar o cargo nada tem a
ver com o fortalecimento de Liliane Roriz, cujos indicados ainda permanecem
no órgão.

Curioso

Há uma curiosidade na história do ex-padre, muito além do fato de ele ter deixado a batina para se casar: afilhado político do ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, ele virou protegido do presidente licenciado do PSB-DF e atual secretário das Cidades, Marcos Dantas. Mas garante ter rompido com o PMDB.

Não sou eu!

Chega a ser engraçado a forma como o ex-governador Agnelo Queiroz atende ao próprio celular. Diz não ser ele. Mas ninguém, em todo o Distrito Federal, consegue gaguejar tanto ao pronunciar duas ou três simples frases. Não tem como negar, governador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado