Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Do Planalto à Península

Não importa muito se a Vila é conhecida por esse nome desde sua criação, como a mais antiga área de moradia do Plano Piloto

Eduardo Brito

25/10/2022 5h00

Atualizada 24/10/2022 23h31

Reginaldo Sardinhafoto :CLDF

O distrital Reginaldo Sardinha aproveitou as últimas semanas da sessão legislativa para apresentar projeto de lei que muda o nome da Vila Planalto para Península Palaciana.

Não importa muito se a Vila é conhecida por esse nome desde sua criação, como a mais antiga área de moradia do Plano Piloto. Embora Sardinha pretenda ouvir os moradores, em audiência pública, diz que atendeu, ao formular o projeto, a “uma demanda que chegou ao nosso gabinete, trazida por lideranças da Vila Planalto”. Não diz quais são e, a propósito, nunca se ouviu falar dessa reivindicação.

De acordo com a ativista Leiliane Rebouças, que nasceu e cresceu na Vila Planalto, onde ainda mora, “nenhuma entidade formal da Vila, que é tombada, fez tal sugestão estapafúrdia”. Para ela, só se pode chegar a uma conclusão: “deve estar faltando o que fazer para justificar o salário do parlamentar”. Em tempo: Sardinha não foi reeleito este ano, mas ficou como primeiro suplente e tem chances de ser convocado para a Câmara.

Viaduto Irmã Dulce

A alteração da denominação do Viaduto Camargo Corrêa, no fim da Asa Sul, para Viaduto Irmã Dulce dos Pobres foi discutida nesta segunda-feira, 24, em audiência pública da Câmara Legislativa.

A iniciativa é do distrital católico João Cardoso, argumentando que o nome da empresa que edificou o viaduto quase seis décadas atrás foi envolvido em escândalos bilionários de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato. Em contrapartida, diz Cardoso, Irmã Dulce foi canonizada no Vaticano.

Conhecida como Anjo Bom da Bahia e Santa dos Pobres, a freira ficou conhecida por se dedicar aos mais desamparados, atendidos na rede hospitalar criada por ela. As manifestações têm sido unânimes em favor da homenagem, mas há muitas contrárias por conta da troca de nomes já utilizados rotineiramente pela população.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado