Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Do Alto da Torre acompanha a política da cidade

A concentração de políticos na abertura da Campus Party mostrou a importância do evento para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF

Lucas Valença

21/06/2019 6h22

Lucas Valença
[email protected]

 

Política…

A concentração de políticos na abertura da Campus Party mostrou a importância do evento para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF. Os convites já tinham sido entregues pessoalmente pelo secretário Gilvan Máximo (foto), que resolveu quebrar o protocolo do evento ao convidar todos os que enxergava para o palco e agradecer a presença. A pequena publicidade visou dar um destaque à pasta e associá-la ainda mais a inovações, na linha da parceria com a iniciativa privada para a implementação de carros e postos elétricos no DF.

…Cidadã

Já de conhecimento do secretário, há um projeto de Lei, circulando na CLDF, que procura dar a oportunidade a jovens do ensino médio na área da ciência. Idealizado pelo deputado Martins Machado (PRB), o documento estabelece que o GDF custeie a viagem de alunos com rendimentos excepcionais nas escolas públicas do DF. A intenção é melhorar a “visão de mundo” dos alunos que devem comparecer em eventos de tecnologia como o da Campus Party, ou menor.

 

Epidemia às cegas

Em meio a uma epidemia de dengue no DF, que já vitimou 29 pessoas, a verificação da eficácia do famoso ‘fumacê’ foi posta em cheque esta semana por profissionais da área que compareceram a uma audiência pública na CLDF, promovida pelo distrital Jorge Vianna (Podemos). O fato passou um pouco despercebido, mas o veneno Malathion, usado no procedimento, se for manuseado sem um controle cuidadoso, se torna prejudicial à saúde humana. Só que desde 1991 não há estudos de calibragem e de dosagem do produto que chegou a ter sua eficácia questionada pelo Ministério da Saúde.

 

Sete chaves

A secretaria de Turismo tem despendido esforços para entregar uma cidade mais revitalizada. Vários pontos turísticos da cidade vêm sendo ‘estudados’, como acontece com o complexo da Torre de TV, que ainda não tem descartada uma possível gestão privada. O objetivo é transformar a cidade para ser, cada vez mais, uma alternativa para um turismo interno. Vários projetos estão sendo desenvolvidos nesse sentido, mas ainda são guardados a sete chaves.

 

72h, contando…

A criação de 16 grupos de WhatsApp pela administração de Vicente Pires parece ter aproximado a comunicação da população local com o público. Cada rua de destaque da cidade possui um assessor que tem a missão de filtrar as reivindicações dos moradores para tentar minimizar o impacto causado pelos 11 canteiros de obras da região. A iniciativa tem se mostrado boa, já que visa dar uma resposta mais ágil aos cidadãos. Mas o desejo de resolver transtornos em 72h pode se mostrar ambicioso.

 

Feriadão de trabalho

Hoje teremos ponto facultativo para a maioria dos servidores públicos do DF. O feriado é prolongado para muitos, mas passará rápido para os articuladores do governo na CLDF. O governo tenta convencer os distritais a votar a licença-prêmio no começo da próxima semana, mas ainda não possuem os votos necessários. Porém, caso alterem pontos do texto, o problema passará a ser a pressão dos servidores. O sindicato dos professores já mobiliza representantes para que compareçam ao local de votação. Um aparato policial também deve se manter a postos.

 

Parada Gay

A Parada Gay de São Paulo, que acontece no domingo, contará com a presença do líder da minoria na CLDF, Fábio Felix (Foto). Ele deve ir à manifestação e discursar junto com o deputado federal David Miranda, marido do jornalista Gleen Greenwald do The Intercept, que tem divulgado conversas de representantes da Lava Jato. Ambos são do Psol e se aproximaram recentemente durante a mobilização em favor da criminalização da LGBTfobia no STF. A viagem foi custeada pelo próprio parlamentar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado