Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Difícil tarefa de separar base e oposição

Arquivo Geral

26/10/2017 7h00

Ao fazer a conferência de quórum na sessão de ontem, na Câmara Legislativa, a deputada distrital Telma Rufino (Pros) contou 14 presentes. E foi lembrada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) que, naquele momento, a maioria era oposição no Plenário. “Que fique claro que a oposição é que está garantindo os projetos do governo”, disse o petista. Telma, que estava presidindo a sessão, foi rápida na resposta: “Quero só ver quem é oposição mesmo, porque o que não falta aqui é deputado que se diz oposição e está cheio de cargos no governo.”

Falta justificada

Fez questão de dizer que estava em uma agenda em Planaltina o deputado distrital Robério Negreiros (PSDB), no mesmo horário em que o governador Rodrigo Rollemberg anunciava, na Residência Oficial de Águas Claras, a nomeação de Maria de Lourdes Abadia no primeiro escalão do governo.

Presença só na lista

O deputado distrital Wasny de Roure (PT) fez uma intervenção nervosa para criticar as “listas cheias de assinaturas” nas sessões da Câmara Legislativa, quando se tem trabalho para estabelecer quórum mínimo para as votações.

De lá e de cá

Tem deputado distrital que acha que manda em voto de conselheiro do Tribunal de Contas. Mas, se, de um lado, tem parlamentar esquentado e mimado, de outro, tem conselheiro cabra macho e nervoso também.

Curtir e compartilhar, não, obrigado!

Tem político que, no ano 2017, ainda tem medo das redes sociais e das repercussões negativas que elas podem render. Tem gente que teme as críticas e escolhe a dedo o que postar e o que evitar. A conferir se isso vai dar mesmo certo.

Bota fora do armário

Rende vários capítulos o anúncio da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia no primeiro escalão do governo Rollemberg. A tucana disse que uma visita no Sol Nascente, no fim de semana, foi determinante para que ela aceitasse o convite do governador. E ressaltou a felicidade em tirar as botas do armário para voltar a circular pelas periferias.

Profecia

E, como diriam os mais cristãos, profetizou sobre o futuro da gestão Rollemberg, ao desejar que o Sol Nascente “vire cartão postal do governo”.

Orelha quente

O nome do deputado federal Izalci Lucas foi repetido à exaustão durante a coletiva de imprensa do anúncio. Ele foi criticado por já ter saído do PSDB por duas vezes e de nem sempre seguir as determinações partidárias.

Para quem vai?

O governador disse que tudo continua igual na Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, que, até pouco tempo, estava sob o comando do PDT e foi recusada por Maria de Lourdes Abadia, que já é tida como certa na chapa de Rodrigo Rollemberg em 2018.

Foi Joe quem quis

Quem adorou a reunião com o PDT, achando que já conseguirá romper o isolamento de que sofre desde o final do governo Agnelo, foram os petistas. Mas o encontro não foi proposto por eles. Aliás, nem pela direção do PDT. Quem tomou a iniciativa foi o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, que se torna o principal nome do partido. Os demais pedetistas foram tomados de surpresa.

Alternativas

Tem gente do próprio PDT achando que esse tipo de ofensiva torna claro que Joe Valle pensa para valer em uma eleição majoritária no ano que vem. Se não for para o governo, como muitos fatores indicam, Joe poderia muito bem concorrer ao Senado. E, para isso, precisaria ampliar o arco de apoios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado