O ex-governador Rodrigo Rollemberg, de volta à Câmara, defendeu a medida provisória que proporciona convênios com o setor privado para aumentar o atendimento por especialistas.
Rollemberg (foto) lembrou o mutirão nos hospitais universitários de todo o Brasil, no Hospital Universitário de Brasília, e disse que a medida é mais um passo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
“A Medida Provisória Agora Tem Especialistas faz parceria com a iniciativa privada para garantir aquilo que é o mais importante: fazer com que as pessoas que estão esperando cirurgia — de câncer, renal, oftalmológica, em diversas especialidades — possam ter um atendimento mais rápido”, prometeu.
A medida foi aprovada por 403 votos na Câmara e por unanimidade no Senado. Nos seus termos, para ampliar a capacidade de atendimento do SUS, o Agora Tem Especialistas mobiliza toda a estrutura de saúde do país, a pública e a privada.
São ações que visam ampliar a oferta de serviços especializados de média e alta complexidade em seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Essas iniciativas envolvem as unidades de saúde do SUS e, principalmente, as operadoras de planos de saúde, os hospitais, as clínicas e os estabelecimentos de saúde privados que aderirem ao programa.