Iniciativa que já se consolidou como uma das mais relevantes ações de promoção de direitos e cidadania a mulheres realizou, em 24 edições, 42.849 mil atendimentos gratuitos, reafirmando o compromisso da instituição com a dignidade, o acolhimento e a transformação social das mulheres do DF.
Só nesta 24ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ofertou mais de 2,3 mil atendimentos gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidades.
A iniciativa, que já se consolidou como uma das mais relevantes ações de promoção de direitos e cidadania a mulheres, realizou, em 24 edições, 42.849 mil atendimentos gratuitos, reafirmando o compromisso da instituição com a dignidade, o acolhimento e a transformação social das mulheres do DF.
Realizado sempre na primeira segunda-feira de cada mês, o projeto oferece uma série de serviços, como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e muito mais, tudo de forma gratuita e acessível.
Com a participação de diversos órgãos, instituições e parceiros da rede pública e privada, o Dia da Mulher tem se destacado por sua abordagem integrada e humanizada, atuando nas frentes jurídica, social, de saúde e de cidadania.
A iniciativa busca romper ciclos de violência, exclusão e desigualdade, promovendo o fortalecimento feminino e o acesso à informação.
A 24ª edição do Dia da Mulher da DPDF contou com a presença do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz, que afirmou ser uma grande satisfação participar do evento.

“O Dia da Mulher é uma iniciativa que oferece acolhimento, orientação e acesso a serviços essenciais, que fazem a diferença na vida de muitas mulheres e de suas famílias. A DPDF tem um papel fundamental na vida de quem mais precisa, especialmente das mulheres em situação de vulnerabilidade, ao garantir informação, proteção e acesso à justiça.
Nós, do Legislativo, somos parceiros desse compromisso com a dignidade, os direitos e a cidadania, reforçando nosso dever de trabalhar por uma sociedade mais justa, igualitária e com mais oportunidades para todas as mulheres do DF”, disse o presidente da Casa.
Para a esposa do presidente da Câmara, Kilze Beatriz, participar do Dia da Mulher é reconhecer a importância de iniciativas que oferecem apoio, informação e serviços para tantas mulheres que precisam.
“Ações como essa fortalecem, acolhem e mostram que elas não estão sozinhas. É fundamental que o poder público continue promovendo espaços de cuidado, escuta e garantia de direitos para todas as mulheres do DF”, afirmou.