A senadora brasiliense Damares Alves (foto), do Republicanos, protocolou requerimento em que solicita informações detalhadas à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sobre o gasto recorde da administração pública federal com passagens, diárias e locomoção. A iniciativa parlamentar busca esclarecer a expansão dessas despesas durante os exercícios de 2023, 2024 e 2025. De acordo com o requerimento, enquanto o preço médio das passagens aéreas no mercado apresentou queda real nos últimos anos, os gastos do Governo Federal com esses serviços seguiram trajetória oposta, registrando crescimento significativo.
“O que se observa é que, enquanto o preço médio de mercado das passagens caiu em termos reais, o gasto do Governo Federal com o serviço continuou crescendo significativamente, o que indica que o aumento do gasto não decorre exclusivamente de inflação ou aumento de preços de mercado”, justifica a senadora. O requerimento exige que o Ministério da Gestão discrimine os valores gastos por órgão, a finalidade das viagens e o quantitativo de servidores e autoridades envolvidos nos deslocamentos.
Despesa recorde

Dados oficiais apontam que a União desembolsou cerca de R$ 3,88 bilhões com deslocamentos apenas em 2025, o maior valor registrado em 11 anos. O montante representa uma alta real de 3,7% em relação a 2024, quando as despesas já haviam somado R$ 3,74 bilhões. O crescimento é impulsionado, principalmente, pelos custos com passagens e locomoção, que saltaram 9% no último ano.
“Toda essa contextualização é essencial para que o Senado Federal possa exercer adequadamente sua função, verificando se o crescimento observado decorre de fatores inevitáveis ou de escolhas administrativas que demandam maior racionalização e planejamento”, reforça a parlamentar no requerimento à ministra Esther. O requerimento agora aguarda o trâmite regimental. Os ministros têm prazo legal para enviar as respostas e os documentos solicitados sob pena de crime de responsabilidade.