Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Cultura: em tempos de pandemia, o desafio à criatividade

“Torna-se urgente discutir como a arte, que respira junto com o povo, vai conviver com o amanhã de máscara”, disse o secretário Bartolomeu Rodrigues

Redação Jornal de Brasília

21/04/2020 5h37

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
(colaborou Cláudio Py)

Apesar do aniversário de 60 anos de Brasília ser comemorado de forma interativa, muita gente está elogiando a programação montada para a cidade, que teve como organizador o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues (foto). Ele destacou que o trabalho “tem sido, de um lado, frustrante por termos de cancelar tantos eventos maravilhosos que planejamos antes de estourar a crise. De outro, porém, está sendo um desafio à criatividade, que aliás se apresenta a todo o segmento cultural”.

Artes e máscaras

De acordo com Bartô, como é mais conhecido entre os amigos, “explorar e usar plataformas digitais emergencialmente é uma coisa; outra é imaginar como será daqui para frente, no médio e longo prazos, já que o curto é o que vivemos, uma dura realidade”. “Torna-se urgente discutir como a arte, que respira junto com o povo, vai conviver com o amanhã de máscara”, disse o secretário.

Educadores sociais

Os deputados Reginaldo Veras (PDT) e Rafael Prudente (MDB) apresentaram ontem à Câmara Legislativa do DF projeto de lei para criação de um programa de renda temporária para os educadores sociais voluntários durante o período de calamidade pública instalado no DF. Com isso, eles passam a também receber assistência financeira temporária.

Vulnerabilidade

Os dois parlamentares explicaram que os educadores sociais não se enquadram em nenhum dos programas de renda mínima implantados recentemente, nem o local nem o federal. E são profissionais que sofrem com redução drástica do seu poder aquisitivo e de renda, daí a necessidade do PL.

Parlatório virtual

Repercute bem no DF o sistema de atendimento virtual de advogados a clientes custodiados em sistemas educativos ou prisionais. As primeiras a utilizá-lo foram as advogadas Verônica Lins e Daniela Tamanini. Segundo Daniela, o atendimento foi “pontual, cordial e eficaz”.

OAB-DF

Para Daniela Tamanini, a ampla divulgação do sistema, fortalecida pelo trabalho de esclarecimentos nas redes sociais, demonstrou o empenho da OAB-DF em atuar “na luta contra a disseminação do novo coronavírus em respeito à dignidade da pessoa humana e pela valorização do trabalho dos profissionais da advocacia criminalista”.

Fisioterapeutas

O vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (Republicanos), encaminhou ofício ao governador Ibaneis Rocha solicitando a nomeação de fisioterapeutas para ajudar no combate à covid-19. O parlamentar contou que um grupo destes profissionais foi aprovado em concurso do GDF em 2014 e ainda não foi contratado.

Ajuda importante

De acordo com Delmasso, o pedido leva em conta o fato da presença do profissional de fisioterapia ser importante no tratamento do paciente com coronavírus. “O fisioterapeuta atua, entre outras formas, na evolução do paciente que necessita de ventilação mecânica com o objetivo de melhorar a capacidade funcional dos infectados, prestando assistência respiratória e reanimação cardiopulmonar”, afirmou.

Cidade criativa

O 21 de Abril não é somente a data do aniversário de Brasília e do feriado de Tiradentes, mas também de comemoração do Dia Mundial da Criatividade. Em 2017, a capital do país conquistou o título de Cidade Criativa do Design, concedida pela Unesco, o que possibilita o acesso a um intercâmbio de projetos com outras cidades do mundo.

Oportunidades

O título está sendo relembrado para incentivo a novas oportunidades de negócio neste período de crise econômica por conta da pandemia durante o evento Fashion Revolution, que acontece de forma interativa, ao longo da semana.

Doações

Deputado Distrital, José Gomes (PSB) apresentou projeto para que mais empresas façam doações para a saúde do DF. O intuito é estimular a doação de medicamentos, materiais e insumos hospitalares ou reformas. As empresas que realizarem contribuições superiores a 0,5% do seu faturamento bruto anual poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações adotadas. Segundo Gomes “a solidariedade é uma ferramenta essencial para que a saúde pública continue sendo universal e com qualidade”.

Repatriados

O voo que trouxe o segundo e último grupo de brasileiros que estava retido em Caracas desde março por conta da quarentena imposta em função do coronavírus não foi simples como se pensava. A dentista Tania Mota, uma das integrantes, contou, por telefone, que eles terminaram embarcando junto com 50 uruguaios num avião militar do governo do Uruguai, após negociações feitas pelo governo brasileiro. Só chegaram a Brasília às 3h da madrugada, depois de muita expectativa.

Em tratamento

O advogado Sérgio Bermudes, um dos mais queridos e respeitados do país, que tem casa em Brasília, contraiu a covid-19. Considerado um dos mais influentes advogados brasileiros, Bermudes vinha atendendo às recomendações de isolamento social e não sabe como contraiu a doença, contaram amigos neste fim de semana.

Pleno trabalho

O MPDFT divulgou que o sistema de home office imposto aos servidores não prejudicou o trabalho do órgão. Relatórios técnicos mostraram que mesmo com a adesão quase integral ao teletrabalho, a média diária de tramitação de processos eletrônicos subiu, lá, de 2949, em novembro de 2019, para 3.690, entre 12 de março e 15 de abril, ou seja, cerca de 25%.

Liberação de internet

A advogada e socióloga Cynthia Borges, servidora do TJDFT e ex-secretária municipal de Planaltina, apresentou uma proposta legislativa pelo portal e-Cidadania, do Senado Federal, para liberação do acesso à internet nas favelas e comunidades da periferia neste período de pandemia. A medida seria uma forma de ajudar a população no combate ao coronavírus.

Acesso a programas

De acordo com Cynthia, “para o vírus parar, a informação tem que circular”. “Está provado que os mais pobres formam um grupo de maior risco à incidência e propagação do vírus. A liberação da internet facilitará o acesso a programas governamentais de monitoramento, assistência, combate e tratamento dos casos, além de facilitar a difusão de informações científicas tão necessárias ao controle da doença”, afirma ela.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado