Considerada uma das áreas mais nobres e estruturadas do DF, o Plano Piloto tem registrado aumento nos casos de assaltos, furtos e vandalismo. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apontam que, no primeiro semestre de 2024, subiram as ocorrências de roubos em comércio e de furto de veículos.

Segundo a distrital Paula Belmonte, as discussões ocorridas na últimas semanas possibilitam apresentar iniciativas públicas para redução da violência no Plano Piloto, como campanhas de conscientização, programas de inclusão social e apoio a jovens em situação de vulnerabilidade.
“Essa discussão é necessária, pois o aumento da violência impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. É uma oportunidade valiosa para ouvir a comunidade e propor iniciativas que devolvam a tranquilidade ao Plano Piloto”, salienta a parlamentar. “O apoio para a realização deste importante evento será um passo fundamental na luta contra a violência na nossa capital.”