Já virou lei o projeto da distrital Dayse Amarílio (foto) que insere “Noções de primeiros socorros” como tema obrigatório em editais de concursos realizados pela administração pública do Distrito Federal.
“A inclusão da disciplina nos editais de concursos do Distrito Federal é medida que assegura um nível fundamental de conhecimento e pode fomentar um aprofundamento em determinados cargos com potencial para se deparar com um maior número de situações de risco”, comenta a distrital.
Na verdade, a universalização desse tipo de conhecimento tende a se expandir. Já é necessário conhecer primeiros socorros, por exemplo, para obter ou renovar carteira de motorista.
Para Dayse Amarílio, “saber como agir em emergências consiste numa habilidade essencial em algumas categorias do serviço público, a exemplo das carreiras policiais, incluindo bombeiro militar, além daquelas voltadas ao atendimento em saúde”.
Aprovado pelo plenário da Câmara Legislativa, o projeto de lei contendo a medida foi, inicialmente, vetado pelo governador.
No entanto, os distritais rejeitaram o veto, e a lei que acrescenta “Noções de primeiros socorros” às normas gerais para realização de concurso público no Distrito Federal foi promulgada pelo presidente da Câmara, Wellington Luiz, do MDB.