Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

CLDF premia expresso ambiental da Caesb

Eduardo Brito

25/09/2024 23h00

Atualizada 26/09/2024 6h18

caesb

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Expresso Ambiental, projeto educativo em forma de ônibus e utilizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), criado para promover ações em defesa do meio ambiente e dos recursos naturais, vai receber o 2º Prêmio Paulo Freire de Educação da Câmara Legislativa (CLDF).

Além da Caesb, escolas, projetos e educadores também vão receber a premiação, em sessão solene que acontece hoje, às 19h, no plenário da Câmara Legislativa. O Expresso Ambiental (foto) transporta uma maquete de seis metros que mostra como funciona o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água. A maquete convida o visitante a viajar pelo ciclo do saneamento.

A viagem começa por rios e lagos, onde acontece a captação da água bruta. A “viagem” prossegue pelas estações de tratamento, continua pelas redes de abastecimento aos imóveis residenciais e comerciais, chegando à devolução da água tratada ao meio ambiente, no caso o Lago Paranoá.

A Caesb leva o Expresso Ambiental às escolas públicas e particulares, participando também de eventos ao ar livre voltados à defesa do meio ambiente. Entre 2023 e setembro de 2024, 114 mil alunos de 115 escolas foram atendidos pelo Expresso Ambiental. A iniciativa fez a Caesb merecer o Prêmio Paulo Freire da Câmara Legislativa. Para agendar a visita e obter mais informações sobre o ônibus, acesse https://www.caesb.df.gov.br/expresso-ambiental/.

O Prêmio Paulo Freire é organizado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara. A premiação é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais e instituições que buscam oferecer educação de qualidade, inclusiva e transformadora, de acordo com os conceitos do educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado