Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

CLDF: parlamentares tem de deixar comissões para sentar à mesa de comando da Casa

Lindauro Gomes

10/10/2019 5h40

 

Lucas Valença
lucas.valenç[email protected]

Decisão tomada

Em documento protocolado na Câmara Legislativa ontem, o deputado Jorge Vianna (Podemos) se afastou provisoriamente da presidência da Comissão de Educação, Saúde e Cultura. Recentemente, o parlamentar assumiu a 1ª Secretaria da Casa, depois que o colega Iolando Almeida assumiu uma pasta no Executivo local.

Como o regimento interno veda o acúmulo das funções, o parlamentar optou, momentaneamente, pelo lugar na Mesa Diretora.

Escolha de Sofia

A escolha agora precisa ser tomada pela distrital Jaqueline Silva (PTB), que também assumiu momentaneamente uma função na Mesa Diretora, sendo presidente da Comissão de Fiscalização, Transparência e Controle da CLDF. A parlamentar é suplente na 3ª secretaria, mas o deputado João Cardoso se afastou por 100 dias por questões de saúde. Há informações de que a distrital planeje promover uma reunião hoje para discutir o assunto.
Procurada, a assessoria da parlamentar não respondeu até o fechamento desta coluna.

Museu da Bíblia

Com a disponibilidade de R$ 35 milhões, por meio de emendas parlamentares federais, a construção do museu que homenageará a fé cristã foi anunciada ontem pelo Buriti como prioridade. Só teve um problema. No evento, apenas representantes evangélicos marcaram presença. Outras religiões que tem na Bíblia o instituto da fé, como espíritas e católicos, não estiveram no palácio.

Mudanças na Onalt

A secretaria de Habitação, comandada por Mateus de Oliveira (foto), está concluindo o texto base do projeto de Lei que deve alterar o regramento da Onalt. A alteração da atual norma vem sendo pleiteada pelo setor produtivo, em especial, de Águas Claras, cidade mais prejudicada com o atual modelo de cobrança.

Retornando ao passado

A ideia é que parte do texto retorne ao modelo anterior à mudança feita pela gestão passada. No regramento antigo, apenas os imóveis que passavam a contemplar postos de gasolina, shopping centers, habitações coletivas e supermercados precisavam pagar a taxa. A mudança também deve contemplar um modelo de transição para os imóveis já existentes, o que evitaria sustos orçamentários.

Roendo as unhas

A expectativa em cima do resultado dos R$ 33 milhões pedidos ao Ministério da Justiça para a reforma do Teatro Nacional, que será anunciada hoje, fará com que a Secretaria da Cultura seja uma das pastas mais movimentadas do dia. Já atuando informalmente no Buriti, o grupo de trabalho para formar a licitação, que já está adiantada, foi publicado ontem pelo Diário Oficial. Caso aprovada, a verba da Justiça será a maior captação a fundo perdido do GDF.

Opções crédito

O BRB firmou uma nova cooperação com a Fibra esta semana para fornecer um crédito industrial mais justo ao setor no DF. A nova gestão do banco tem procurado expandir as transações da instituição financeira e se tornar protagonista no desenvolvimento econômico da capital. Por enquanto, os números têm melhorado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado