Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Campanha de letras miúdas irrita reguffe

Arquivo Geral

20/09/2016 7h00

Atualizada 19/09/2016 22h08

Jefferson Rudy/Agência Senado

A crise hídrica do Distrito Federal poderia ter sido evitada, na opinião do senador Reguffe (sem partido), se uma lei de autoria dele fosse amplamente divulgada para a população. Quando era deputado distrital, o senador aprovou um projeto – Lei 4.341/ 2009 – que concede desconto de 20% sobre o valor economizado pelos consumidores na conta de água, tendo como base de cálculo o consumo do mesmo mês do ano anterior. Na opinião de Reguffe, a lei, que está em vigor, é desconhecida, por falta de campanhas educativas do governo, que poderia incentivar a população a gastar menos. Hoje, o incentivo é divulgado em letras miúdas no verso da conta de água. “A ameaça de racionamento é fruto da irresponsabilidade de governos que não se preocuparam com essa questão, porque, da aprovação da minha lei para cá, nada foi feito”, discursou Reguffe, ontem, na tribuna do Senado.

Sem prevenção

O problema vem desde 2009, quando a lei foi sancionada, conforme o senador. “Vieram vários governos e ninguém fez uma campanha educativa sequer para avisar a população do Distrito Federal. A capital foi pioneira nessa tipo de iniciativa criativa e seguida depois por outras unidades da Federação. Quando há uma crise, querem penalizar o consumidor. Por que não se fez um trabalho preventivo?”, questiona Reguffe.

Vice do PPL lança livro sobre Lava Jato

O jornalista Carlos Lopes, diretor de redação do jornal Hora do Povo e vice-presidente nacional do PPL, lança a partir das 19 h, na Livraria Sebinho (quadra 406 Norte, bloco C, Asa Norte, Brasília – DF), o livro Crimes Do Cartel do Bilhão Contra o Brasil – O Esquema que Assaltou a Petrobrás. Publicado pela Fundação Cláudio Campos e pela Editora Alfa Ômega, o livro consiste numa inédita e minuciosa radiografia de todo o esquema que promoveu o assalto à Petrobrás e que subtraiu recursos públicos para executivos da empresa estatal e agentes políticos e empresariais. Para chegar lá, o autor examinou toda a farta documentação obtida pela Operação Lava, que segundo ele demonstra de forma cabal a relação promíscua existente entre o Clube do Bilhão e várias personalidades do mundo político.

Comando de escolas

O plenário da Câmara Legislativa aprecia hoje o projeto de lei do Poder Executivo que modifica o Parágrafo 2° do Artigo 64 da Lei da Gestão Democrática e que desconsidera o “mandato tampão”, permitindo que os atuais diretores possam concorrer à reeleição nas eleições que ocorrerá em 23 de novembro. “Esta é uma luta justa dos atuais gestores que reivindicam o direito de participar do pleito, uma vez que o mandato tampão não teve a duração de três anos previstos na lei e, sim, de apenas de 1 ano e meio”, justifica o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT), que está empenhado na aprovação do texto.

Quinto andar

Afastada do comando da Câmara Legislativa, a deputada distrital Celina Leão (PPS) perambulou ontem pelo quinto andar da Casa, onde fica justamente a presidência. Será saudade?

Emendas

O secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, recebeu o deputado distrital Wasny de Roure (PT), ontem, para tratar das emendas ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que são utilizados para dar mais autonomia às escolas públicas na execução de pequenos gastos.

Sem pão de queijo

Estava indo bem. Toda segunda-feira, às 9h, o governador Rodrigo Rollemberg tem reunido os agora 13 deputados distritais da base aliada para um café da manhã. Lá, têm discutido prioridades do governo, destinação de recursos de emenda e o assunto preferido do chefe do Executivo local: organizações sociais para gerir unidades de saúde. Mas, ontem, embora estivesse na agenda do governador, o encontrou flopou. Rollemberg alegou compromisso na Novacap para desmarcar a reunião. Tratava-se da comemoração do aniversário de 60 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado