O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal abriu suas portas, nesta segunda-feira, 20, para o primeiro Encontro Nacional de Legisladores das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas. Com programação que se estende até as 18h, o evento tem como objetivo fortalecer o papel dos deputados estaduais e distritais na formulação e fiscalização das políticas públicas de saúde, construindo uma maior integração entre os estados e o DF e contribuindo com soluções para os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
“Hoje é um dia histórico para o SUS e para a federação brasileira. Nesta ocasião sem precedentes, Brasília é o palco de debates horizontais entre quem faz a saúde acontecer, entre quem faz o meio de campo entre União e municípios, mas sem deixar de ter grandes responsabilidades no financiamento e na oferta da saúde pública”, afirmou o deputado Jorge Vianna (PSD), presidente da Comissão de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na abertura do encontro.
Oriundo da área da Saúde, Vianna também é vice-presidente da comissão temática da CLDF. Em suas próprias palavras, o SUS é “o maior patrimônio social do povo brasileiro” e “o mais fascinante experimento de descentralização de uma política pública na história do nosso país”. Daí, conforme pregou o distrital, a importância de os entes federativos agirem em parceria.
Como resultado desse fórum de hoje, Jorge Vianna propôs a construção de uma “carta de reivindicações e compromissos dos legislativos estaduais pela saúde”, a ser entregue ao Congresso Nacional, ao Ministério da Saúde e aos governadores. “Que possamos usar a força da Unale para atuarmos como um bloco coeso na defesa de um financiamento justo, de um pacto federativo equilibrado e de um SUS moderno, resiliente e verdadeiramente universal”, defendeu.