Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Câmara debate câmeras em policiais do DF

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a letalidade policial caiu 72% no estado, em 2022

Eduardo Brito

19/06/2023 19h47

Foto: Carlos Gandra/CLDF

A Câmara Legislativa marcou um debate sobre a utilização de câmeras corporais por policiais do DF para o dia 23 de junho, às 10h, no Plenário da Casa. A iniciativa foi proposta pelos distritais Fábio Felix e Max Maciel, ambos do PSOL.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a letalidade policial caiu 72% no estado, em 2022, após a instalação de câmeras nos uniformes da Polícia Militar.

Com o objetivo de debater os avanços em unidades da Federação que adotam essa medida, especialistas e autoridades vão discutir a adoção do mecanismo de controle também no DF. Participará o comandante da Polícia Militar, coronel Klepter Rosa.

“A utilização desse recurso já se mostrou eficaz nos estados e municípios que adotam as câmeras corporais e por isso apresentamos um projeto de lei que trata desse tema”, explica Fábio Felix. Para Max Maciel, esse debate é fundamental.

“O objetivo da audiência pública não é só discutir se vai ter ou não as câmeras corporais, mas a gente também tem interesse em saber como serão utilizadas e armazenadas essas imagens”, aponta.

O banco de dados tem que definir e avaliar como é feita a atividade policial, garantindo a proteção nas operações e também da própria vítima quando tiver abuso”, defende o parlamentar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado