Dá para desconfiar que a deputada brasiliense Bia Kicis viu pela manhã desta quarta-feira a dancinha improvisada da primeira-dama Janja com a ministra Anielle ao embarcarem no navio de luxo em que passarão a COP-30. Revoltada, Bia Kicis (foto) foi à tribuna avisar que “fica difícil achar que o Governo Lula pode ter alguma moral para falar de meio ambiente, quando o barco-hotel do presidente, na COP30, consome 135 litros de diesel por hora”.
De acordo com Bia, “Lula se recusou a ficar num navio da Marinha e fez questão de ficar num iate de luxo, um barco luxuoso, e o consumo elevado de combustível do barco-hotel Iana III, escolhido para hospedar o Presidente Lula e a Janja, em Belém, nos dias que antecedem a COP-30, chama atenção por contrastar com o tema do evento: a segurança do clima no planeta”.
Fontes que acompanham de perto a operação informaram ao site PlatôBR que, durante a navegação, o barco utiliza de 120 litros a 150 litros de diesel a cada hora. De acordo com Bia Kicis, “essa embarcação, que pertence a uma empresa de Manaus, foi até Belém para atender à comitiva presidencial, que não pode ficar num navio da Marinha”.
Com capacidade para até 65 pessoas, o Iana III está atualmente atracado em uma base da Marinha na capital do Pará. De tudo isso, e mesmo sem mencionar as dancinhas de Janja, Bia conclui que “os critérios para a escolha do barco de Lula para essa divulgação do COP 30, em Belém do Pará, realmente mostram que ele não está nem um pouco preocupado com o meio ambiente”.