Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

A bênção João de Deus

Arquivo Geral

12/12/2018 7h00

Atualizada 11/12/2018 20h47

O escândalo sexual protagonizado pelo médium João de Deus alcançou o Distrito Federal. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) firmou uma parceria com o MP de Goiás (MPGO) para colher depoimentos de possíveis vítimas que residam em Brasília. A iniciativa é um apoio espontâneo à força-tarefa do órgão goiano para reunir o máximo de provas contra o dito espiritualista, que pode ter abusado até da própria filha.

Médium vazio

Vale lembrar que outro guru espiritual famoso do País: Janderson Fernandes de Oliveira, também conhecido como o Sri Prem Baba, foi acusado de assédio sexual em agosto deste ano. Só nos resta rezar para que o Inri Cristo, um ilustre morador do DF, permaneça como uma inócua reencarnação candanga de Jesus Cristo. Se qualquer coisa surgir contra ele seria o golpe derradeiro no desesperado esoterismo brasileiro.

Tesoura na EBC

O Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o segundo desde 2017, foi finalizado nesta segunda-feira (10), com 257 adesões. Assim, o quadro de efetivos da empresa pública passa para 1.705 funcionários concursados e 316 servidores emprestados de outros órgãos ou remanescentes da antiga Fundação Roquette Pinto. Um comunicado da EBC afirma que este PDV representará economia de R$ 42,6 milhões ao ano para os cofres públicos, o equivalente a 10% da folha de pessoal.

Era do gelo

A estatal de comunicação, responsável pela Agência Brasil, Rádio Nacional e TV Brasil, entre outros canais, foi chamada de “mastodonte” pelo seu ex-presidente Laerte Rímoli, o primeiro indicado por Michel Temer (MDB) para o cargo, e é alvo de tentativas de reformulação. Isso porque foi inaugurada em 2007, durante o governo de Lula (PT), e vários políticos acusam a empresa de ser aparelhada. Em 2019, o novo chefe será o assessor do presidente diplomado Jair Bolsonaro (PSL), Gustavo Bebianno.

PDV I E PDV II

Somados os dois PDVs já aplicados na EBC, a redução de gastos chega a R$ 67 milhões ao ano, o que significa 14% da folha salarial. Além de manter canais de mídia, a empresa é responsável por prestar serviços à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio da TV NBR, com a cobertura da agenda do governo federal. Ela também é a responsável pelo clássico “A Voz do Brasil”, veiculado obrigatoriamente em todas as rádios nacionais.

Entra governo…

O governo Agnelo Queiroz (PT) estava em seus primeiros dias quando Natanry Osório, presidente da associação dos amigos do Parque Canjerana, notou um rombo na cerca metálica que protege a área, em tese fechada a humanos destruidores e predadores, sob proteção do Ibram. O caso foi denunciado, inclusive por esta coluna do Jornal de Brasília. Dias depois, moradores alertaram a Polícia Militar e foi preso um assaltante, com mortes nas costas, que se homiziara no parque, onde entrava justamente pela brecha.

…sai governo…

Passaram-se algumas semanas e a brecha só aumentou. Cobraram o secretário do Meio Ambiente, então o presidente do PV, Eduardo Brandão, que prometeu providências. Mais algumas semanas e nada. Novamente cobrado, Brandão explicou que se tratava de um problema do Ibram, seu subordinado, que precisava fazer uma tomada de preços e tomar sabe-se lá que medidas burocráticas mais.

…e nada.

Não só a brecha aumentou, mas desapareceu toda a seção da cerca onde ela antes estava. Aliás, sumiu também a seção vizinha. Deixou de haver brecha. Na verdade, deixou de haver cerca em todo um lado do Parque Canjerana. Passou-se o governo Agnelo. Eduardo Brandão participou do governo Rollemberg e foi até candidato a vice. Já se completou o segundo governo desde que a cerca do Canjerana foi violada.

E agora?

Nada se fez e, pior, duas gestões conviveram com a deterioração progressiva de uma das principais áreas de proteção ambiental de Brasília, que preserva ou deveria preservar uma importante mata ciliar.

Meu pai é Noel

A Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF) convidou o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (Sedict), Valdir Oliveira, para ser Papai Noel por um dia. Na última segunda, o chefe da pasta, que ao fim do governo Rollemberg retornará para a superintendência do Sebrae-DF, colocou a barba, a roupa vermelha e o gorrinho e animou o dia de 350 crianças ligadas a 10 instituições atendidas pela Fundação.

Privilégio

O evento aconteceu na Escola Parque Anísio Teixeira, na QNM 27 de Ceilândia Norte. Valdir fez a tradicional entrega de presentes, participou de atividades com os pequenos e, ao fim da experiência, afirmou ter sido um privilégio a convivência com as crianças. É Natal, minha gente.

Volta em 60 dias

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público Federal (MPF) se uniram para conseguir uma sentença favorável ao cumprimento da Lei 12.372/2012, conhecida como a Lei dos 60 dias. A legislação determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça tratamento, cirúrgico ou não, em até dois meses para um paciente diagnosticado com câncer.

Reduziu mas não acabou

Em agosto deste ano, a Secretaria de Saúde levantou que a fila de espera para atendimentos de radioterapia caiu em quase 70% entre o fim de 2016 e meados de 2018. De 1,2 mil pessoas no aguardo do tratamento, restariam 350 para receberem o serviço. Mesmo assim, ainda são mais de três centenas de pessoas lutando contra o tempo para tratarem uma das doenças mais complexas do mundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado